Foto: reproduçãoTerminou essa semana o ciclo formativo do programa Olhar para as Diferenças envolvendo profissionais do Sertão do Araripe. A ação busca fortalecer a capacitação de trabalhadores públicos que prestam atendimento a crianças com deficiência. O ciclo formativo do Araripe, iniciado em abril, teve participação de mais de 500 profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social. A iniciativa precede a implementação do programa em Ouricuri e outras cidades da região.
“Esses ciclos formativos compõem os esforços do Governo de Pernambuco para fomentar políticas públicas e fortalecer ações voltadas às crianças com deficiência e suas famílias. Estamos atuando na perspectiva de contribuir com a formação dos profissionais que estão nos 11 municípios da IX Geres realizando esse atendimento”, destaca a coordenadora estadual do programa, Flávia Veras.
O programa beneficia crianças de 0 a 6 anos com várias ações. Entre as atividades previstas estão a abertura de salas de atendimento especializado nos municípios e a estruturação de locais para atendimentos de saúde, estimulação e reabilitação. Também propõe a habilitação de profissionais para atendimento, faz entrega de kits de estimulação e reabilitação aos municípios e distribui cartilhas e um guia de orientação às famílias.