Início Notícias Professores da UFRPE recusam proposta do Governo Lula e mantêm greve

Professores da UFRPE recusam proposta do Governo Lula e mantêm greve

176
Foto: reprodução

Os professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por maioria, votaram pela continuidade da greve após reuniões feitas em assembleia da Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Aduferpe). Ao todo, foram 114 votos favoráveis, três contrários e zero abstenções.

O movimento nacional dos professores que aderiram à greve pede pela recomposição do orçamento das universidades, o que, de acordo com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), demandaria R$ 2,5 bilhões. No entanto, o Governo Federal ofereceu um repasse de R$ 347 milhões.

Entre outras pautas, a categoria também exige um reajuste salarial linear, incluindo os aposentados, de 3% até julho de 2024, 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), por sua vez, propõe reajuste zero para este ano, 9% para 2025 e 5% para 2026. A pasta anunciou que se recusa a continuar as negociações com as entidades representativas dos servidores. Os docentes estão em greve desde o dia 29 de abril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here