Início Notícias Procuradoria do DF abre investigação formal contra Lula por suposto tráfico de...

Procuradoria do DF abre investigação formal contra Lula por suposto tráfico de influência

629
alt

alt

Em abril, o GLOBO revelou que um diretor Odebrecht levou o ex-presidente a um périplo por Cuba, República Dominicana e Estados Unidos, em janeiro de 2013.

O Globo

BRASÍLIA – A Procuradoria da República do Distrito Federal decidiu converter um procedimento preliminar de investigação, em procedimento investigatório criminal (PIC), para investigar suposto envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em tráfico de influência no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com a medida, a procuradoria abre uma investigação formal contra o ex-presidente.

Em abril, o GLOBO revelou que o atual diretor de Relações Institucionais da Odebrecht, Alexandrino Alencar, levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um périplo por Cuba, República Dominicana e Estados Unidos, em janeiro de 2013. A viagem foi paga pela construtora e, oficialmente, não tinha relação com atividades da empresa nesses países.

A Procuradoria já recebeu informações solicitadas ao Itamaraty e de outros órgãos sobre o caso. Segundo a assessoria, os dados são sigilosos. Está sendo apurado se Lula pode ser responsabilizado por tráfico de influência internacional junto a agentes políticos estrangeiros, com o objetivo de beneficiar a construtora Odebrecht. Ainda não há ação na Justiça.

Além da abertura de uma investigação, foi solicitado o compartilhamento de informações da Operação Lava-Jato.

O Instituto Lula informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que recebeu com surpresa a informação sobre a abertura do inquérito porque entregou, na semana passada, as informações solicitadas pela procuradora Mirella de Carvalho Aguiar.

O instituto considera que houve pouco tempo para a procuradora analisar o material repassado, considerado bem “extenso e detalhado”.

A entidade afirma ainda entender fazer parte das atribuições do Ministério Público investigar denúncias e diz que irá comprovar a legalidade e a lisura de todas as suas atividades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here