O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eriberto Medeiros, do PP, foi homenageado, na noite desta segunda, com o Diploma do Mérito Acadêmico, distinção da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco. A honraria é concedida, desde 2018, a pessoas físicas e/ou jurídicas que se destacam na prestação de serviços à sociedade, em prol da difusão e consolidação da cidadania e do conhecimento.
A homenagem fez parte da cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca, realizada no auditório do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, o TRE-PE, no Recife. No evento, que também marcou os 87 anos da Justiça Eleitoral de Pernambuco, foram entregues, ao todo, 47 honrarias, sendo 36 o número de condecorados com a Medalha Frei Caneca, nas categorias Ouro, Prata e Bronze.
Entre as autoridades agraciadas na Classe Ouro estão o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, a prefeita de Cumaru, Mariana Medeiros, o comandante Militar do Nordeste, general de Exército Marco Antônio Freire Gomes, e o diretor geral da Globo Nordeste, Iuri Maia Leite, entre outros homenageados. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, destacou que o presidente da Alepe sempre manteve um bom convívio e entendimento com a Justiça Eleitoral de Pernambuco, fato reconhecido pelo diretor da Escola Judiciária Eleitoral, desembargador Delmiro Campos.
“O presidente Eriberto Medeiros, ‘desencastelando a Assembleia Legislativa’ resolveu visitar todos os polos do estado de Pernambuco, levando um curso sobre as eleições vindouras. E a Escola Judiciária Eleitoral, através do Tribunal Regional Eleitoral, abraçou essa proposta, e nós estamos percorrendo, já fomos a Petrolina, e agora estamos indo a Caruaru”.
Para Eriberto Medeiros, a distinção conferida pela Justiça Eleitoral fortalece os laços entre as duas instituições, e a iniciativa de disseminar conhecimentos sobre as novas regras eleitorais para o próximo ano. “E, além disso temos uma parceria anterior a essa, com o Tribunal Regional Eleitoral, que também é a divulgação da biometria nos municípios. Ou seja, são duas instituições que se somam, que se unam, em prol da cidadania do povo pernambucano”.
Durante a cerimônia dessa segunda, o Tribunal Regional Eleitoral também entregou uma placa comemorativa in memorian ao deputado Guilherme Uchoa, que atuou como juiz eleitoral e exerceu seis mandatos na presidência da Alepe. O filho do político, deputado Guilherme Uchoa Junior, do PSC, recebeu a homenagem em nome da família, ao lado da viúva do parlamentar e da irmã, Giovana Uchoa.
Fonte: Radio Alepe