O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, falou neste sábado à Rádio Pajeú. Porto esteve na região para participar da Festa de Zé Dantas, em Carnaíba.
O parlamentar disse que seu ciclo de dez meses a frente do Legislativo tem sido marcado pelo fortalecimento da casa.
Ele disse que, apesar de polêmica recente, não há clima ruim com a governadora Raquel Lyra. Recentemente, sob a condução de Porto, a governadora sofreu uma derrota com a derrubada de seu veto a um trecho da Lei Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovada na Alepe, derrubado pelo deputados estaduais.
“Estamos aprovando o que a governadora tem enviado. Faço parte da base da governadora. Fui o único a apoiar a candidatura dela. A questão é que o Legislativo tem sua prerrogativa. Ela vetou e a ALEPE decidiu derrubar o veto. Mas é água passada. Ela pode contar conosco. E vem buscando ter diálogo com os deputados. Tem uma forte liderança. São dez meses de governo. Acredito que ela vai dar certo”, disse.
Porto fez boa avaliação do trabalho dos dois deputados da região, José Patriota e Luciano Duque.
Sobre 2024, diz que por ética só formará bases onde não tem deputados votados.
Em relação a Carnaíba, prestou contas de emendas, disse que fará nova destinação de R$ 500 mil. Também que teve contato com o prefeito Anchieta Patriota e prometeu separar atuação política e institucional. Também que foi uma das vozes a cobrar da governadora a conclusão da Estrada de Ibitiranga.
Sobre 2024 em Carnaíba, garantiu que a oposição não racha entre Ilma Valério e Gleybson Martins. Também que pesquisa de opinião será o principal critério de escolha de quem encabeça e qual será o nome a vice.
“Tenho certeza que o grupo vai sair unido. Quem estava torcendo pela divisão quebrou a cara. No momento certo, vai ter a pesquisa. Ela vai dar o norte”, afirmou .
Ao fim, foi perguntado se pretende disputar a reeleição. Disse que tem direito e o apoio dos pares, que já manifestam apoio. E que no momento certo, se colocará a disposição. (Blog do Nill Junior)