Sem alarde, nesta terça-feira (7), o Poder Legislativo do Estado deve analisar agora pela manhã uma matéria polêmica na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado (Alepe). Sem muito estardalhaço, os deputados devem aprovar a PEC da reeleição da Mesa Diretora da casa.
Com a iniciativa, o presidente da Casa, Álvaro Porto, do PSDB, adiantará a eleição da mesa do segundo biênio (2025-2026) para já. “Eles estão rasgando todas as regras da Casa e mudando o Regimento em menos de 24 horas. É um movimento ousado para aproveitar o atual poderio do presidente sobre os pares, já que a eleição para o segundo biênio da legislatura está distante e ninguém sabe como pode estar o clima pra ele“, explica um graduado contínuo do poder.
A modificação está sendo proposta por meio de emenda ao Regimento, foi apresentado ontem e já vai para votação hoje mesmo. Com a inscrição na ordem do dia, a sessão extraordinária para votação em 2ª discussão vai ocorrer às 17h.
“No segundo biênio, a eleição será realizada em Reunião Extraordinária convocada pelo presidente, entre os dias 1º de novembro do primeiro ano da Legislatura e 1º de fevereiro do terceiro ano da Legislatura, em data a ser designada pela Mesa Diretora“, descreve trecho da emenda.
Prazo
De acordo com a direção da Casa, o Projeto de Resolução objetivaria conferir maior prazo para a convocação da eleição da Mesa Diretora. “Solicito o valoroso apoio dos nobres parlamentares desta Assembleia Legislativa“, afirma o presidente, na convocação interna. (Fonte: JC/Blog de Jamildo)