
Prefeitos, gestores e servidores de 30 municípios estão confirmados para o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes nesta quinta-feira (27), em Petrolina
Nesta quinta (27), Petrolina se torna o centro do debate sobre tecnologia e inovação na gestão municipal com a realização do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Petrolina. O evento, que acontecerá na FACAPE, reúne prefeitos, gestores, servidores públicos e especialistas para compartilhar experiências e soluções inovadoras voltadas à modernização da administração pública e ao desenvolvimento local.
O Fórum trará palestras sobre iniciativas que têm transformado os municípios através da tecnologia. Entre os painéis confirmados está o do Prefeito de Bodocó, Dr. Otávio Pedrosa, que abordará o impacto positivo do programa Roça Solar, uma iniciativa voltada à geração de energia renovável e sustentabilidade ambiental. “O programa Roça Solar foi uma ideia trazida até nós em 2021 pelo ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, e nos adequamos à nossa realidade. Construímos uma lei que fosse viável e implantamos o projeto piloto em 2023 aqui em Bodocó. A ideia é beneficiar o meio ambiente e distribuir renda para populações vulneráveis cadastradas no Cadúnico”, explica o prefeito.
Outros gestores também compartilharão suas experiências inovadoras. O Prefeito de Petrolina, Simão Durando, fala sobre o “Petrolina Digital” e o Prefeito de Cabrobó, Galego de Nanai, abordará as facilidades na administração pública por meio do aplicativo “Cabrobó na Palma da Mão”. A Prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, é outra convidada confirmada no encontro. Ela apresenta a plataforma “Oxe! SerraTem”, enquanto o Prefeito de Campo Formoso (BA), Elmo Nascimento, apresenta o Programa Cidade Inteligente e CF Digital.
A programação do evento também traz um olhar para a sustentabilidade e a economia circular como pilares das cidades inteligentes. Segundo Valter Quina, Articulador de Redes e Gestor de Produtos e Negócios da Reeciclae/Recicli Indústria, a transição para um modelo econômico sustentável é fundamental para o futuro urbano. “A economia circular propõe uma ruptura com o modelo linear, no qual produzimos, consumimos e descartamos. Seu objetivo é reduzir os resíduos, otimizar o uso de recursos e criar um sistema econômico regenerativo, baseado na reciclagem, reutilização e ressignificação do consumo.”
Ele ainda ressalta que a crise climática demanda soluções inovadoras e sustentáveis que melhorem a qualidade de vida nas cidades. “Cidades só podem ser consideradas inteligentes se forem ambientalmente sustentáveis. A formação de ecossistemas locais de economia circular é uma oportunidade para superar desafios, unir os principais atores, facilitar o acesso a recursos e estimular a economia local, criando empregos, gerando renda e promovendo novos negócios com impacto socioambiental.”
A programação completa do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de Petrolina está disponível pelo https://www.sympla.com.br/rcd. As inscrições são gratuitas para servidores públicos, vereadores, universidades e representantes de entidades.
Além das iniciativas implementadas nas cidades pernambucanas, os participantes do evento terão acesso às soluções disponibilizadas pela Sogo Tecnologia, JR Telecom, Portal de Compras Públicas e Noxtec.
Prefeitos Inovadores – Durante o evento, a Rede Cidade Digital realizará a entrega do título de Prefeito Inovador 2025, reconhecimento dedicado a prefeitos da Região de Petrolina, que se destacaram na adoção estratégica de tecnologias na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e o desenvolvimento local. Ao todo, nove prefeitos foram selecionados para a homenagem.