Cerca de 1.500 pessoas assistirão palestras sobre diversos assuntos voltados ao associativismo, além de curso jurídico e contábil.
SECOM / Foto: divulgação
As diretorias das associações rurais de Araripina iniciaram nessa quarta-feira (13), um curso promovido pela Secretaria Executiva de Associativismo e Empreendedorismo Rural, no auditório do Sebrae, em Araripina. Das segundas às sextas-feiras, até 10 de outubro, cerca de 1.500 pessoas assistirão palestras sobre diversos assuntos voltados ao associativismo, além de curso jurídico e contábil.
O treinamento está sendo feito em cinco etapas: um consultor do Sebrae ministra palestra com o tema: “Despertando para o associativismo”; em seguida, o coordenador de Associativismo da secretaria, Edson Luiz, trabalha o tema: “Escrevendo melhor o futuro das associações”, voltado para os secretários e vice-secretários; o curso jurídico com o tema “Entendendo de leis para saber ter direitos” é feito para os presidentes e vice-presidentes pela advogada e assessora jurídica da Procuradoria-Geral do Município Maiara Carvalho; logo após, o secretário municipal de Administração e Planejamento, Manoel Misterlan, faz o curso para os tesoureiros e vice-tesoureiros com o tema: “Fazendo as contas tudo se acerta; por fim, uma roda de discussões e encaminhamentos é realizada para deliberar metas e estratégias de ação de cada associação.
Para o secretário executivo de Associativismo e Empreendedorismo Rural, Idelfonso de Lima, o curso foi concebido para fazer o treinamento das diretorias das Associações Rurais de Araripina e entidades correlatas (cooperativas, grupos de mulheres) para que eles tenham uma concepção maior do que é gerir, permitindo, também, que elas voltem a unir as comunidades. “É importante destacar que cada associação deve trazer três jovens para que possamos trabalhar planejando o futuro dessas entidades”, finalizou Idelfonso.