Início Notícias Prefeitura de Araripina entregará na próxima quinta (09), Memorial Histórico da...

Prefeitura de Araripina entregará na próxima quinta (09), Memorial Histórico da Política Municipal

572
alt

altO prédio da antiga prefeitura foi totalmente recuperado e vai garantir a preservação das fontes históricas da cidade.

Por Roberto Gonçalves / Foto: Fabiano Alencar

Idealizado para permitir o conhecimento da história do município, foi firmado um convênio, entre a Secretaria de Cultura e Turismo e a Autarquia Educacional do Araripe (AEDA), para a criação do Memorial Histórico de Araripina (MHA). Segundo o secretário de Cultura e Juventude Lídio Santiago, o Memorial, será na antiga sede da prefeitura municipal, área central da cidade e será entregue a população na próxima terça-feira (09)>

“É um presente que o prefeito Alexandre Arraes vai dar a população do município. As pessoas que visitarem o espaço cultural, terão acesso a toda história de Araripina, além de todos os momentos sociais, culturais e econômicos, que a antiga “São Gonçalo” construiu ao longo dos seus 87 anos de emancipação política”, disse Lídio Santiago.

O objetivo do Memorial, é garantir a preservação das fontes históricas do município, que ao mesmo tempo pode contribuir de forma decisiva com a preservação, a divulgação e a pesquisa sobre a história de Araripina e região.

Os documentos trazem circunstâncias distintas e episódios singulares que aconteceram desde o período de 1893. Por exemplo: Nesta época, Araripina constituía um distrito pertencente a Ouricuri e tinha a denominação de “São Gonçalo”. O distrito de São Gonçalo foi criado pela Lei Municipal de 1 de julho de 1893, contando na época com 8 ou 10 casas e a capelinha de Nossa Senhora da Conceição, primeira e única padroeira do lugar. A Lei Estadual 991, de 1 de julho de 1909, elevou o povoado a vila como distrito pertencente a Ouricuri. Em 1922, o bispo de Pesqueira, dom José Lopes, criou a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de São Gonçalo do Sauhem, que, até 1933, ficou sob a responsabilidade do vigário de Ouricuri. Em 1928, foi elevada à categoria de cidade, emancipando-se de Ouricuri. Em 1943, o município de São Gonçalo teve seu nome mudado para o atual, “Araripina”, talvez em referência a sua proximidade com a Chapada do Araripe.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here