A Prefeitura de Araripina, através da Secretaria de Educação, concedeu nesta quarta-feira (28), o prêmio Educar Melhor para cerca de 483 servidores municipais da educação de 14 escolas que atingiram suas metas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), com base no ano de 2021.
O Bônus por Meta Atingida (BOM) vai distribuir R$ 1,1 milhão para todos os servidores efetivos e contratados em exercício lotados nas unidades escolares da rede municipal correspondente à premiação por resultados em função do seu desempenho no processo educacional. Merendeiras, vigias, zeladores também receberão o bônus, além dos professores.
Quatorze escolas municipais atingiram os indicadores, sendo sete no Ideb e outras sete no Idepe. Os principais itens avaliados são o nível de aprendizagem, a manutenção da frequência escolar e, consequentemente, menores índices de evasão, assim como as atividades realizadas pelas escolas.
De acordo com o prefeito Raimundo Pimentel, o pagamento do bônus é mais uma demonstração de respeito e valorização aos servidores da educação em reconhecimento aos excelentes resultados que estão sendo alcançados no município.
“Aqui em Araripina, é assim que a gente faz: além das obrigações básicas de salários em dia, também valorizamos os servidores, pois todos eles, trabalhando em conjunto e com amor e dedicação, mostram que é possível vencer os desafios e ofertar um serviço de qualidade para o cidadão”, destacou Pimentel.
Participaram da premiação o vice-prefeito de Araripina, Evilásio Mateus, a secretária de Educação, Ana Paula Ramos, a secretária executiva de Educação, Luíza Francelino, o presidente da Câmara de Vereadores, Roseilton Oliveira, e os vereadores Luciano Capitão, Doval Batista, Camila Modesto, Aurismar Pinho, Kaligia Mateus, Luciano Belo, João Doutor, Evandro Delmondes e Camila Sampaio, além dos secretários municipais.
CONFIRA AS ESCOLAS VENCEDORAS DO PRÊMIO EDUCAR MELHOR
IDEB
Calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da antiga Prova Brasil (que agora se chama Saeb) para escolas e municípios.
Escola Adelino Pereira de Sousa (Sede) – 5.2
Escola Juscelino Kubitschek (Sede) – 4.9
Escola Eva Modesto Cordeiro (Distrito de Nascente) – 4.9
Escola Dionísio Bom de Oliveira (Distrito do Morais) – 4.7
Escola José Batista Modesto (Serra da Torre) – 4.5
Escola Antônio Laurindo (Serra da Rancharia) – 4.4
Escola João Rodrigues de Alencar (Distrito de Serrânia) – 4.4
IDEPE
É o indicador de qualidade da educação pública estadual que permite diagnosticar e avaliar a evolução de cada escola, ano a ano. O cálculo do IDEPE considera, a exemplo do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), dois critérios complementares: o fluxo escolar e o desempenho dos alunos da 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do 3º ano do ensino médio nos exames do SAEPE em Língua Portuguesa e Matemática.
Escola Justo Franco de Lima (Distrito do Morais) – 5,01
Escola Jarbas Passarinho (Lagoinha) – 4,91
Escola José Neri de Oliveira (Alto da Boa Vista) – 4,76
Escola Antonieta Salatiel Alencar Arraes (Bairro Universitário) – 4,70
Escola Virgílio Coelho (Distrito de Nascente) – 4,41
Escola Professora Raimunda Reis de Alencar [Aplicação] – 4,18
Escola Eduardo de Sousa Carvalho (Sede) – 4,03