Os homens que atuam em defesa da população, se consideram descriminados pelas pessoas que criam seus animais soltos, chegando até, a ameaça-los de morte.
Por Roberto Gonçalves / Foto: Blog do Roberto Araripina
Deixar um animal de grande porte solto na rua é colocar em risco a vida e segurança do animal e também das pessoas. Buscando cada vez mais conscientizar os proprietários, a Prefeitura de Araripina realiza o serviço diário de apreensão de animais. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), vem reforçando a execução desta tarefa desde há vários meses. Nesta quinta (03), um equino que andava livremente pela Avenida Governador José Muniz Ramos (Perimetral) foi apreendido na operação.
Quando soltos, animais de grande porte (assim como os de pequeno, mas em escala maior) podem causar acidentes, transmitir ou contrair bactérias, ser alvo de violência, reagir a ataques ou movimentos bruscos de alguém e ainda causar acidentes. Os funcionários da Secretaria responsável pelas apreensões, relatam que quase sempre, são ameaçados pelos proprietários dos animais no momento da apreensão. Esses homens que atuam em defesa da população, se consideram descriminados pelas pessoas que criam seus animais soltos pelas ruas de Araripina, que chegam até, a ameaça-los de morte.
Os animais apreendidos são levados para o Parque Três Vaqueiros, que fica na BR-316 saída para Ouricuri. Para retirá-los de lá, os proprietários terão que pagar uma multa estabelecida pela Secretaria. Mediante o pagamento, o órgão dá um prazo para recuperação de posse. Após este prazo, os animais poderão ser doados ou ir à leilão.