“Essa usina chegou através de uma emenda do senador Armando Monteiro. Agora vamos poder ampliar a pavimentação asfáltica com recursos próprios”, disse o prefeito Pimentel
Por Roberto Gonçalves / Foto: Blog do Roberto
O prefeito de Araripina Raimundo Pimentel, anunciou pelas redes sociais nesta sexta-feira (10), o início do funcionamento de uma usina de asfalto que foi conseguida através de uma emenda parlamentar do então senador Armando Monteiro. A intenção é produzir massa asfáltica para tornar a administração autossuficiente e atender às demandas de pavimentação da cidade.
Com o novo equipamento será possível dar celeridade à pavimentação dos bairros, uma vez que a administração não dependerá mais de fornecedores desse produto para as diversas frentes de serviços.
Para o prefeito Raimundo Pimentel, o compromisso de pavimentar todas as ruas densamente habitadas da cidade ganha ainda mais força com a chegada da nova usina.
“Nós estamos inaugurando a nossa usina de asfalto que foi uma emenda do senador Armando Monteiro, e que desde de 2018 nós esperávamos que ela funcionasse. Foram 2 anos de muito trabalho para que a gente pudesse regularizar toda situação e a usina entrar em funcionamento. Agora Araripina tem uma usina própria de produção de asfalto. Além dos R$ 12 milhões em obras que nós vamos implantar com recursos federais, nós também agora vamos poder ampliar a pavimentação asfáltica com recursos próprios da prefeitura”, ressaltou.
A usina tem estrutura de aço e revestimento de ferro fundido. É formada por um tanque bipartido, onde é colocado o cimento asfáltico de petróleo (CAP) em uma parte, e combustível na outra, utilizado para aquecimento dos agregados (pó de brita, brita 1 e brita zero) e produzir o concreto betuminoso usinado a quente, o famoso CBUQ, um dos revestimentos asfálticos mais utilizados nas vias urbanas.
Com a nova usina será possível reciclar material fresado e utilizá-lo para asfaltar as ruas da cidade, sem nenhuma perda na qualidade da massa e da pavimentação.