Por Cidinha Medrado para o blog
O prefeito eleito de Araripina, Evilásio Mateus, esteve em Brasília esta semana, para uma série de reuniões estratégicas. O objetivo principal da viagem foi garantir apoio financeiro e político para projetos que beneficiarão a população do município, incluindo a implementação da Casa Azul, um centro de referência para crianças e famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Nesta quinta-feira (21), enquanto esperava o embarque de volta no aeroporto de Brasília, o futuro gestor araripinense listou nas redes sociais, o resultado das reuniões que ocorreram nos últimos dias. Confira!
“Semana de muito trabalho em Brasília em busca de investimentos e parcerias pra Araripina!”
1️⃣ Reunião no Ministério da Saúde para tratar de obras e recursos de custeio.
2️⃣ Reunião no Ministério das Cidades com o Secretário Nacional de Habitação, Rui Pires, para tratar do programa Minha Casa Minha Vida.
3️⃣ Na Presidência de República para tratar do Novo PAC Seleções e obras da Educação.
4️⃣ Visita ao Secretário Executivo da Previdência Social e meu amigo querido, @wolneyqueiroz
5️⃣ Na articulação política do Congresso Nacional, com os deputados federais @fernandofilhope @dududafonte @felipecarreras, o prefeito eleito de Ouricuri @victorcoelhope e a deputada estadual @robertaarraesoficial
Um dos encontros de destaque foi com o deputado federal Eduardo da Fonte, que se comprometeu a destinar recursos para viabilizar o projeto Casa Azul em Araripina já no primeiro semestre de 2025. Durante a reunião, Evilásio Mateus destacou a importância do investimento na inclusão social e na qualidade de vida de famílias que enfrentam os desafios do autismo.
“Hoje saímos daqui muito felizes, com a garantia do apoio do deputado Eduardo da Fonte para nossa Casa Azul. Este é um compromisso que assumimos com nossas crianças e famílias”, afirmou Evilásio.
Roberta Arraes reforçou a importância da parceria política para fortalecer a região do Sertão do Araripe: “Estamos aqui para trabalhar pelo nosso povo. Além de viabilizar projetos como a Casa Azul, seguimos buscando melhorias para áreas como saúde e infraestrutura, que são prioridades para a população.”
Eduardo da Fonte também comemorou os avanços da parceria: “É uma honra garantir recursos para que possamos abrir a Casa Azul em Araripina no próximo ano. Este projeto será essencial para o acolhimento e desenvolvimento das nossas crianças e suas famílias.”
A Casa Azul é uma instituição voltada ao diagnóstico, acolhimento e atendimento especializado de pessoas com TEA. Sua missão é promover inclusão e desenvolvimento, oferecendo serviços como:
Avaliações multidisciplinares;
Terapias especializadas (psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional);
Suporte emocional e técnico para famílias;
Espaços sensoriais adaptados às necessidades dos autistas.
Embora não seja um programa do governo federal, a Casa Azul pode receber apoio de órgãos públicos, doações e voluntariado. Iniciativas como o Selo Casa Azul Mais Caixa, promovido pela Caixa Econômica Federal, ajudam a viabilizar empreendimentos com critérios de sustentabilidade social.
Com as garantias de apoio político e financeiro obtidas em Brasília, Evilásio Mateus pretende iniciar o projeto Casa Azul já nos primeiros meses de sua gestão. Além disso, outros temas importantes para Araripina, como saúde e infraestrutura, também estiveram na pauta das reuniões.
A viagem reflete o compromisso do prefeito eleito e de seus aliados em trazer mais recursos e oportunidades para o desenvolvimento de Araripina, colocando a cidade no caminho da inclusão e do progresso social.