Por Carlos Britto / Coluna da Folha
O prefeito de Santa Filomena (Sertão do Araripe), Pedro Gildevan (PSD), está firme em suas escolhas para quem vai apoiar para deputado. “Não tem mistério, e meu jogo é de cartas na mesa. Para deputado federal eu vou como sempre, com Fernando Filho, e para deputado estadual meu compromisso é com Lucas Ramos”, cravou.
Mas a conta não fecha exatamente assim, já que Lucas decidiu que é candidato a deputado federal, e não mais estadual. “Bem, Lucas já sabe que o meu voto de estadual é dele, mas para federal já tenho compromisso”, afirmou Gildevan, que também bateu o martelo pela pré-candidatura do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (DEM), ao Palácio do Campo das Princesas.
O prefeito disse que o governo do Estado mantém uma distância com a cidade, e por isso está pressionando, juntamente com a comunidade, por uma reivindicação antiga, que já se arrasta por quatro mandatos. Eles reivindicam o asfaltamento de um trecho que liga o distrito Sítio Fazendo Mulungu, até a Serra do Inácio.
Como forma de protesto, os moradores fecharam a rodovia, interrompendo a passagem dos carros que trabalham nas torres de energia eólica e que saem da cidade e seguem até o povoado de Socorro. “Passa tudo, carro de passeio, ambulância, caminhonete e o que vier. Mas carro da eólica, não passa. É preciso que a gente seja notado, e infelizmente o povo percebeu que se não fizer barulho, não chamar a atenção, o governo não nos enxerga”, disse o prefeito.