O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá a Brasília na próxima segunda-feira (28), fazer o que ele mais sabe: ‘toma lá da cá’, ou seja, trocar cargos, secretarias e ministérios, para aprovar suas pautas. O ex-condenado vai discutir com o Congresso o formato da PEC (proposta de emenda à Constituição) ‘fura teto’, que tem como objetivo abrir espaço no teto de gastos para bancar despesas como o Bolsa Família.
A informação foi dada no final da tarde desta sexta (25) pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann, após reunião com Lula em sua casa em São Paulo. O senador Jaques Wagner, escalado pelo partido para a articulação política da proposta com o Legislativo, também esteve presente.
Gleisi afirmou ainda que Lula irá insistir na PEC, cujo desenho dependerá das conversas com os líderes do Congresso -a resistência do Legislativo à proposta vem pressionando o partido a detalhar um plano B, como abertura de crédito extraordinário.
“Ele [Lula] vai estar lá a partir de segunda-feira, quer fazer várias reuniões com os partidos e as bancadas, quer conversar novamente com os presidentes da Câmara e do Senado. Ele deve ficar em Brasília de segunda a sexta para fazer essas conversas e para a gente também encaminhar a PEC”, afirmou a presidente do PT.
Ela disse que a viagem a Brasília ficará concentrada nas discussões sobre a PEC e não na definição de nomes para o ministério. Para isso, haverá discussões com os partidos e também com alguns economistas.