Foto: reproduçãoSeis mandados contra Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e pessoas supostamente ligadas a ele, foram cumpridos na manhã desta quinta (24) pela Polícia Civil do Distrito Federal no DF e em Santa Catarina.
Dos cinco mandados de busca e apreensão cumpridos pela polícia, dois foram contra Jair Renan em endereços dele na capital federal e em Balneário Camboriú (SC), onde reside atualmente. O filho do ex-presidente mora na cidade catarinense desde que foi contratado para ser assessor do senador Jorge Seif (PL-SC), em março.
“O objetivo [da operação] é reprimir a prática, em tese, de crimes contra a fé pública e associação criminosa, além de crimes cometidos em prejuízo do erário do Distrito Federal”, disse a Polícia Civil à reportagem.
Já os outros três mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva foram cumpridos contra o empresário Maciel Alves Carvalho, que era instrutor de tiro de Jair Renan e havia sido preso em janeiro deste ano durante a operação “Falso Coach”, que investigava o comércio ilegal de armas e falsificação de documentos para a venda de armamentos.
Um segundo alvo de prisão preventiva está pendente contra um homem já considerado foragido por ter cometido um homicídio no passado em Planaltina (DF). O homem seria o articulador do esquema.
De acordo com a Polícia Civil, Carvalho acumula uma extensa lista de crimes, incluindo falsificação de documentos, estelionato, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e posse irregular de arma de fogo.