Início Notícias Poder , Política e Bastidores I – 28 DE FEVEREIRO DE 2016

Poder , Política e Bastidores I – 28 DE FEVEREIRO DE 2016

593
alt

alt

Por Roberto Gonçalves – O Tirinete – Sertão

Choro de perdedor – Três anos e meio depois, ainda tem gente chorando pela derrota de Socorro Pimentel nas eleições municipais de 2014 em Araripina.

Entregando os pontos – Com uma ‘pitada’ de desgosto, o vereador Evilásio Mateus anunciou nesta sexta – feira (26), que não será o indicado a vice na chapa de Raimundo Pimentel. Com a mesma ‘pitada’, Mateus anunciou que o pré-candidato a vice, será o jovem Bringel Filho.

Abrindo as portas – Depois de aceitar perder a indicação de vice na chapa de Raimundão, Evilásio começou a ter espaço na mídia.

Apunhalado pelas costas – Só lembrando prá que já esqueceu, em uma entrevista no ano passado ao radialista Martinho Filho, o ex-prefeito Lula Sampaio, foi bem claro quando disse que a manobra para a sua saída do poder executivo de Araripina, foi articulada pelo então Raimundo Pimentel, o Raimundão.

Correndo atrás – Se o governo de Pernambuco fosse esperar a conclusão da transnordestina para pavimentar a estrada do distrito de Lagoa do Barro, a obra não seria realizada nem no governo de Paulo Câmara.

Dsepreparo  – Há oito meses das eleições municipais, em Araripina já tem ‘radialista’ pedindo voto para a chapa de Raimundão e Bringelzinho.

Notificação I  – Apesar de serem as cidades mais infestadas pelo mosquitos aedes aegypti no Sertão, as cidades da região Araripe, sequer estão na lista das mais infestadas em Pernambuco.

Notificação II  – Araripina foi a única cidade da região, que montou uma força tarefa no Centro de Saúde José Araujo, para atendimento e notificações dos casos suspeitos.

Dormentes atenta – Comenta-se nos bastidores na cidade de Dormentes, que sexta-feira (04) de março, será o dia “D” para o ex-prefeito Geomarco Coelho (PSB), decidir seu rumo político na eleição de outubro próximo. Segundo informações o ex-prefeito teria encomendado uma pesquisa, para tomar uma decisão sobre sua candidatura ou não a prefeito de Dormentes.

Só esperando  – Enquanto isso, Josimara ex-candidata a prefeita, derrotada por Geomarco e recetemente pelo atual prefeito Ronieri Reis (PSB), espera ansiosa por essa decisão.

Fim das inscrições – Terminam nesta segunda-feira (29) as inscrições para novos alunos no programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo, do  Serviço Social da Indústria (Sesi) em Petrolina e Araripina. A modalidade de ensino é voltada a pessoas que desejam retomar os estudos, mas estão fora da faixa etária praticada nas escolas regulares.

alt

altPoder , Política e Bastidores II – 28 DE FEVEREIRO DE 2016

Por Inaldo Sampaio – Coluna Fogo Cruzado – Pernambuco

A vereadora Marília Arraes viajaria ontem para São Paulo a fim de se encontrar com o ex-presidente Lula

A vereadora Marília Arraes cansou de ser dissidente no PSB e acertou sua filiação ao Partido dos Trabalhadores para disputar a reeleição. Ela viajaria ontem para São Paulo para se encontrar com o ex-presidente Lula a fim de dar-lhe ciência de sua decisão. Marília, neta de Miguel Arraes e prima legítima de Eduardo Campos, faz, pela força do parentesco, oposição mais incômoda aos governos de Paulo Câmara e do prefeito Geraldo Júlio do que a oposição convencional. Ela rebelou-se contra o seu partido em 2014 após ser vetada como candidata à Câmara Federal, e de lá para cá não lhe deu mais trégua. Marca corpo a corpo as gestões do prefeito e do governador e tende a ser uma pedra no sapato de ambos nas eleições deste ano e de 2018. O PSB adotou como estratégia ignorar as críticas dela, pois não é fácil encontrar um jeito de respondê-las sem atingir, por tabela, familiares dos dois ex-governadores.

As opções da vereadora

Antes de decidir-se pelo PT, Marília Arraes examinou outras opções, mas não sentiu segurança em nenhuma delas. O PDT seria uma hipótese, mas seu presidente regional, Wolney Queiroz, é aliado do prefeito do Recife. Já os partidos nanicos foram todos descartados porque têm “dono” em nível nacional e os dirigentes regionais não têm governança sobre eles. Por exclusão restou o PT, com todo o desgaste que a sigla acumula em razão do escândalo da Petrobrás.

Time – O PT tem 04 representantes na Câmara Municipal do Recife: Henrique Leite, Jurandir Liberal, Jairo Brito e Osmar Ricardo. Passará a ter cinco com a chegada de Marília Arraes, cuja filiação está prevista para o próximo dia 3, às 18h30, no recinto da própria Câmara. Convidado, o ex-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, comparecerá se houver brecha na agenda.

Troca – Os irmãos André (PSC) e Anderson Ferreira (PR) já decidiram: só apoiarão Geraldo Júlio (PSB) no Recife se o PSB apoiar a candidatura deste último à prefeitura de Jaboatão.

Primo – Diferentemente do que a coluna publicou, Alfeu Valença, ex-presidente da Petrobras e ex-sócio do lobista Zwi Skornicki, não é irmão do cantor Alceu Valença e sim primo.

Sigla – Por ter perdido o comando estadual do PTN para o deputado federal Ricardo Teobaldo, o vereador e líder do governo na Câmara do Recife, Gilberto Alves, vai se filiar ao PSB.

Esforço – Embora tenha criado uma secretaria para o PSDB (Combate às Drogas) e outra para o DEM (Desenvolvimento Econômico), o prefeito Geraldo Júlio nega estar fazendo um “esforço descomunal”, como registrou a coluna, para tirar Daniel Coelho e Priscila Krause do seu caminho. Garante que o seu esforço é para “administrar o Recife”.

Pré-sal – Humberto Costa agiu corretamente, enquanto líder do governo no Senado, ao fazer um acordo com as oposições para a aprovação do projeto do senador José Serra (PSDB-SP) que desobriga a Petrobrás de ser sócia compulsória de todos os projetos de exploração do petróleo do pré-sal. Mas, por esse acerto, foi “excomungado” pelos “xiitas” do PT.

De casa – Assessor da Casa Civil, o ex-prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), recebe pressão dos correligionários para ser candidato mais uma vez, mas não quer. Vai indicar a mulher, Cecília, dirigente da Geres em Afogados da Ingazeira, em lugar do prefeito José Mário, que não se candidatará à reeleição. As oposições, capitaneadas pelo ex-prefeito José Francisco (“Didi”), vão encomendar uma pesquisa. O 1º lugar será o candidato.

Queda – Péssima notícia para os municípios que sobrevivem apenas do FPM: a arrecadação de impostos do governo federal caiu 6,7% em janeiro, em relação ao mesmo período de 2015 (já descontada a inflação). Como o FPM é constituído por receitas do IPI e do Imposto de Renda, a queda violenta na produção industrial do ano passado teve rebatimento direto no repasse que é feito para os municípios, deixando os seus prefeitos com as mãos na cabeça.

alt

altPoder , política e Bartidores III – 28 DE FEVEREIRO DE 2016

Por Claudio Humberto – Diário do Poder – Jornal do Commercio

Lulistas armam abandonar Dilma e tirá-la do PT

Parlamentares ligados à facção petista Construindo um Novo Brasil (CNB), liderada por Lula, articulam o “plano de salvação” do PT que passa pelo afastamento progressivo da presidente Dilma Rousseff, até o rompimento. Pela lógica dos petistas, o partido poderá retomar seu discurso crítico, acusando Dilma de não observar o “programa popular” do PT, responsabilizando-a pela crise e até pelos casos de corrupção.

Tudo por Lula

Internamente, o PT avalia que Dilma não conseguirá reverter a crise, nem barrar o impeachment. A ideia é evitar a “contaminação” de Lula.

Ela sabe da armação

Dilma soube do golpe do PT, daí o desespero de arrumar às pressas a viagem ao Chile, tentando não aparecer na festa do PT, neste sábado.

Esqueceram de mim

Assessores leais a Dilma chegaram a dizer que ela “cancelou” a ida à festa do PT no Rio, mas na verdade nem chegou a ser convidada.

Cara de paisagem

A direção do PT espera que, hostilizada, Dilma se impaciente e acabe por abandonar o partido voluntariamente. Lula faz cara de paisagem.

Brasil perde a guerra para saneamento básico

O Brasil vem perdendo a guerra para o saneamento básico, cujo investimento, em 2015, não passou de R$ 105 milhões. Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento mostram que 34 milhões de brasileiros não têm acesso a água encanada, mais de 100 milhões vivem onde não há rede de esgoto e mais de 60% do esgoto coletado é vertido em cursos de água ou no mar, e sem tratamento.

Horas desperdiçadas

Em 2013, 300 mil pessoas faltaram ao trabalho por doenças causadas pela ausência de saneamento. Perderam-se 900 mil dias de trabalho.

Água contaminada

O Ministério da Saúde registrou, apenas em 2013, mais de 340 mil internações por infecções provocadas por água contaminada.

País de doentes

A falta de investimento em saneamento e água tratada favorece tipos variados de doenças, incluindo aquelas transmitidas pelo mosquito.

O perigo é outro

Dilma não teme que João Santana, preso, acabe por prejudicá-la. Mas ela acha que nitroglicerina pura é a mulher do marqueteiro, Mônica Moura, que não tem perfil de quem se cala para proteger políticos.

Delcídio, o escrevinhador

Como não consegue se reunir com os colegas, que fogem dele como o diabo da cruz, o senador Delcídio Amaral (PT-MS) resolveu endereçar-lhes uma carta jurando inocência e, claro, culpando a imprensa.

Viola afinada

A oposição afinou o discurso para pressionar pelo impeachment na Câmara e pela análise da prestação de contas da campanha de Dilma. “Uma coisa puxa a outra”, afirma Paulinho da Força (SD-SP).

Quem dá mais

“Está em curso um verdadeiro leilão de deputados, até com ajuda pecuniária”, afirma o deputado Danilo Fortes (PSB-CE), sobre a janela de infidelidade partidária que começou no dia 18 e vai durar 30 dias.

PSB não quer Maluf

O deputado Paulo Maluf (PP-SP) diz que está “de malas prontas” para se filiar ao PSB, mas o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, nega peremptoriamente a possibilidade. Maluf e aliados desconversam.

Baile dos mascarados

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) reagiu às trocas de membros do Conselho de Ética, comandadas por Eduardo Cunha. “O carnaval continua na Câmara, com as manobras no Conselho de Ética”, acusa.

Relatório confuso

O deputado Ricardo Barros (PP-PR) se reuniu com a bancada do PMDB para discutir o projeto que define regras do teto salarial do funcionalismo público. Mas ninguém entendeu o projeto.

Eleição dura

A deterioração da economia preocupa os candidatos às prefeituras das capitais brasileiras. “Está difícil encontrar um prefeito bem avaliado. Será uma eleição dura”, diz Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).

Pensando bem…

… hoje em dia, o PT é o único a comemorar o PT.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here