Início Notícias Poder , Política e Bastidores I – 22 DE FEVEREIRO DE 2016

Poder , Política e Bastidores I – 22 DE FEVEREIRO DE 2016

625
alt

alt

Por Roberto Gonçalves – O Tirinete – Sertão

Bola cheia I – Quem  está com a bola cheia com a base governista em Araripina, é o líder do governo na Câmara de Vereadores Francisco Edivalvo. Além de apresentar e defender bem os prjetos do executivo, foi dele a idéia da realizão de uma reunião na casa do prefeito Alexandre Arraes, para expor a situação política do município e apresentar ao poovo, os pré-candidatos a prefeito e a vereador.

Bola cheia II – O encontro que foi um sucesso pelo conteúdo e pela presença dos correligionários da sede e da zona rural do município, valeu até um elogio da assessora do governo de Pernambuco no Araripe Roberta Arraes. Roberta agradeceu ao vereador Edivaldo e disse que escolheu a sua casa, por que gosta de trabalho e tem prazer em receber os amigos.

Bola cheia III – Roberta teve o seu nome citado várias vezes durante os discursos da última quinta-feira, o motivo ? a esposa do prefeito Alexandre Arraes deve assumir uma cadeira na Alepe ainda este ano. O PSB partido de Roberta, tem onze deputados estaduais candidatos a prefeito nas eleições deste ano, e basta que dois sejam eleitos, para que Roberta se torne de fato e de direito, a deputada do Araripe com o apoio do governo do estado.

Bola cheia IV – O vereador Tico de Roberto teve mais um pedido atendido pelo prefeito Alexandre Arraes, dessa vez, ele conseguiu uma autorização para a realização  do serviço de calçamento a paralelepípedo da travessa José Joaquim Lopes, no bairro Floripes, área central da cidade.

É bom lembrar – Ao todo, Cinco bairros já foram totalmente calçados na gestão Alexandre Arraes: Asa Branca, Cavalete II, Jardim Floripes, Vila Conceição e Jurema.

Bola cheia V  – O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), destinou uma emenda no valor de R$ 100.000,00 para a Associação Rural do distrito de Gergelim, zona rural de Araripina, para a aquisição de um trator agrícola. A emenda é uma solicitação do vereador João Dias (PSB), e deverá ser liberada nos próximos meses.

Caravana em Ouricuri – Cerca de 120 pessoas de todos os estados do Semiárido brasileiro se reunirão entre os dias 25 e 27 de fevereiro no município de Ouricuri, no território do Araripe pernambucano, durante a Caravana Agroecológica e Cultural do Araripe. O evento tem o objetivo de percorrer algumas experiências de famílias agricultoras da região que retratem as diferentes formas de produção a exemplo dos sistemas agroecológicos, irrigação, bovinocultura e alternativas para a convivência com o Semiárido.

Eleições em Santa Filomena – Em reunião nessa quinta feira (18) na cidade de Santa Filomena, no Sertão do Araripe pernambucano, o grupo de oposição ao prefeito Gildevan Melo (PSD), confirmou oficialmente a pré-candidatura de prefeito e vice para disputar as eleições 2016. O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município e definiu que Cleomatson (PMN) será o candidato a prefeito e Alcilene Rodrigues (PCdoB), ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais será a vice.

alt

altPoder , Política e Bastidores II – 22 DE FEVEREIRO DE 2016

Por Inaldo Sampaio – Coluna Fogo Cruzado – Pernambuco

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, prefere ver um culpado solto do que um inocente na cadeia

A OAB-PE criticou a decisão do STF de que réus condenados em segunda instância devem começar a cumprir a pena de imediato, mesmo que haja recursos tramitando em tribunais superiores. Os sete ministros que se posicionaram nesta direção têm um argumento respeitável. Eles dizem que a legislação brasileira admite recursos em excesso, beneficiando réus que podem pagar bons advogados para levar o caso à prescrição, fazendo com que a justiça não se efetive. Os quatro que votaram contra também têm argumentos consistentes. Celso de Mello sustentou que 25% dos recursos extraordinários que chegam ao STF são providos e Marco Aurélio acha perigoso o desrespeito ao princípio constitucional da presunção de inocência. Se o nosso Código de Processo Penal prevê recursos em excesso, mude-se o Código e não a Constituição, disse o ministro Marco Aurélio, para quem é preferível um culpado solto do que um inocente na cadeia.

Lulista de carteirinha

Sílvio Costa (PTdoB), vice-líder do governo na Câmara Federal, já esteve nove vezes com o ex-presidente Lula depois que chegou à Câmara Federal. Como é inteligente e corajoso, e não tem medo de defender o governo Dilma nem de atacar a gestão de Eduardo Cunha, caiu nas graças do ex-presidente. A última conversa que tiverem em SP na última 6ª feira para articular a linha de defesa do petista no episódio do sítio de Atibaia e do triplex do Guarujá durou três horas.

Janela – O deputado Ricardo Teobaldo foi o primeiro político pernambucano a usar a “janela” partidária promulgada pelo Congresso na última quinta-feira. O partido a que se filiou, PTN, foi definido assim pelo seu colega Aloísio Mendes: “Não é de esquerda nem de direita, não é do governo nem de oposição, não é radical, pratica a democracia e respeita a opinião dos filiados”.

Apoio – Fora da disputa pela liderança do PP na Câmara Federal, Eduardo da Fonte (PE) está pedindo votos para Cacá Leão (BA). A eleição ocorrerá na próxima quarta-feira (24).

Teste – A “prova de fogo” do marqueteiro Édson Barbosa no PT será o horário político do partido que irá ao ar nesta terça-feira (23), em cadeia nacional de rádio e TV, com fala de Lula.

Opção – Fosse mais jovem (tem 85), o advogado Ivan Rodrigues seria a opção do PSB para disputar a prefeitura de Garanhuns. Além de “arraesista histórico”, é competente e sério.

Divisão – Júlio Lossio conduz sua sucessão em Petrolina sem nenhuma preocupação com os adversários. A oposição é forte, mas continua dividida em cinco pedaços: Miguel Coelho (PSB), Lucas Ramos (PSB), Gonzaga Patriota (PSB), Odacy Amorim (PT) e Adalberto Cavalcanti (PMB). Como lá não tem dois turnos, Lossio ri à toa.

Força – Diferentemente de 2012, quando saiu esmagado das urnas em Pernambuco pela força de Eduardo Campos, o PMDB poderá ser a surpresa dessas eleições. Se conquistar as prefeituras de Petrolina (o candidato de Lossio), Caruaru (Tony Gel) e Olinda (Ricardo Costa) vai exigir uma das vagas do Senado em 2018 para Jarbas Vasconcelos.

Reforma – O ex-deputado Paulo Rubem (PDT), presidente da Fundação Joaquim Nabuco, cerrará fileiras ao lado da CUT, UGT e Força Sindical contra a reforma da previdência. É mais um a aderir a teses acadêmicas de que a seguridade social no Brasil é superavitária. Claro que não haveria déficit se fossem excluídos do “pacote” as aposentadorias rurais e a previdência dos servidores públicos, mas seria apenas um jogo de números.

Mapa – Dirigentes do PSB de Pernambuco “mapearam” o Estado no final de semana visando à preparação do partido para as eleições municipais. Salvo Raquel Lyra em Caruaru e Miguel Coelho em Petrolina, não há “caras novas” despontando. O partido vai “convocar” o deputado Ângelo Ferreira para disputar a prefeitura de Sertânia, embora a oposição, em tese, não precise de abrir mão da cadeira que tem na Alepe para vencer a eleição.

alt

alt

Poder , política e Bartidores III – 22 DE FEVEREIRO DE 2016

Por Claudio Humberto – Jornal do Commercio – Brasil

Governo faz terrorismo contra rejeição da CPMF

O Planalto combinou recomendar aos ministros e aliados o discurso do terrorismo, para fazer o Congresso a aprovar a recriação da CPMF e aumentar outros impostos. A CPMF ou o caos, eis o mote. O governo Dilma, no ano eleitoral de 2014, gastou R$ 106 bilhões a mais do que estava autorizado, segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), e isso quebrou o País. E pretende pagar a conta aumentando impostos.

Jogando a toalha

O governo insiste, mas ministros bem situados no governo dizem que ninguém acredita na aprovação da CPMF e reforma da Previdência.

É ano eleitoral

Aliados não aceitam assumir sozinhos mais uma maldade contra os aposentados, por meio da reforma da Previdência. Até o PT caiu fora.

Filme antigo

No pacote fiscal, que arrochou direitos trabalhistas, os petistas se esconderam em gabinetes e apresentaram atestados médicos fajutos.

Ponta do lápis

A interferência nas eleições das lideranças do PP e PMDB mostrou que 45 deputados desses partidos aliados estão contra o governo.

Comportamento de Dilma preocupa assessores

Auxiliares de Dilma estão preocupados com seu comportamento. Ela continua gritando com assessores e submetendo-os a humilhações, mas algo se agravou: o antigo problema de “falta de foco”. Durante as reuniões, inclusive na discussão de soluções para a grave crise, ela se mostra cada vez mais dispersiva. Em vez de concentrar-se no principal, ela perde a paciência e até as estribeiras em detalhes irrelevantes.

Ruído enervante

Em recente discussão sobre cargos no governo, Dilma “alucinou” com o ruído do ar condicionado, imperceptível para os demais presentes.

Papel bom demais

Certa vez, ignorou um texto importante, apresentado por um ministro, gritando contra a qualidade superior do papel usado para imprimi-lo.

De gravatas e receitas

Em reuniões, Dilma perde tempo reclamando da cor da gravata de um assessor, transcrevendo de próprio punho receitas de pratos de dieta.

CPI mira na Casa Civil

A CPI dos Fundos de Pensão concentrará atenção no ministro Jaques Wagner (Casa Civil), citado em mensagens do empreiteiro Léo Pinheiro. Há dois requerimentos prontos para convocá-lo.

Tirando de letra

Quando presidente, FHC reagia com bom humor a notícias sobre supostas “puladas de cerca”. Ao jornalista que apurava a informação, ele dizia, sorrindo: “Já fui bom nisso, hoje sou apenas um idoso…”

Só no Brasil

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) reassume o mandato após três meses preso. Só não foi pior que Natan Donadon, um ladrão transitado em julgado que permaneceu deputado preso por oito meses.

Câmeras reveladoras

A Polícia Federal requereu ao Brasília Shopping imagens de câmeras de segurança. É que alvos de uma investigação frequentam sua praça de alimentação. O shopping solicitou o devido mandado judicial.

Briga sucessória

Como o governo quer lançar Leonardo Picciani para presidir a Câmara a partir de 2017, Eduardo Cunha articula opção. Uma das hipóteses é Hugo Motta (PMDB-PB), ex-presidente da CPI da Petrobras.

Abraço de afogados

Mantendo relacionamento meramente protocolar, Dilma e Michel Temer e só se unem, mesmo assim por meio dos advogados, na defesa do processo que pretende cassar os dois, no Tribunal Superior Eleitoral.

Lorota tem limite

Levantamento revelou que a descrença nas informações do poder público sobre o desmatamento na Amazônia fez as ONGs perderem o posto de principais fontes sobre o tema. A impressão é que, somados as notícias de áreas “desmatadas”, não haveria mais floresta há anos.

Pressão alta

O governo anda preocupado com a divisão dos partidos aliados na Câmara. A avaliação é que o governo ganhou as eleições formais para líderes, mas não consegue levar os votos necessários.

Pergunta na Lava Jato

Quando é mesmo que o ex-ministro José Dirceu fará o mais importante, devastador e definitivo acordo de delação premiada ?

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here