Por Roberto Gonçalves – O Tirinete
Entrevista – O prefeito de Araripina, Alexandre Arraes (PSB) destacou como positiva e um grande sucesso a realização do Programa Todos Por Pernambuco que aconteceu na última sexta-feira (13) no município. Em entrevista à Rádio Arari FM, o prefeito fez uma explanação dos principais pontos que foram inseridos pela população como propostas para o Governo do Estado transformar em ações.
Alexandre destacou a pavimentação asfáltica das estradas que liga a BR -316 ao distrito de Lagoa do Barro e a que interliga Araripina ao município cearense de Salitre. Na saúde a parceria que o Governo do Estado vai celebrar com o Hospital e Maternidade Santa Maria, comprando os serviços de urgência e emergência.
Também citou a ampliação e reforma do aeroporto de Araripina; a instalação de uma extensão da Universidade de Pernambuco; a instalação de uma Companhia Independente da Polícia Militar, com um maior efetivo de policiais para garantir a segurança do município; perfuração de poços e instalação de sistemas simplificados de distribuição de água; entre outras reivindicações.
Desfiliações – O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Araripina, Zé Bolacha, não mais pertence às fileiras políticas do PSDB, partido pela qual militou durante 25 anos. Pela legenda ele exerceu 3 mandatos consecutivos de vereador chegando a presidir a Casa Joaquim Pereira Lima de 2010 a 2012.
A sua desfiliação aconteceu na tarde desta segunda-feira (16) e com Zé Bolacha mais 24 outros filiados se desligaram do PSDB, que em Araripina é controlado pelo ex-prefeito e ex-deputado estadual Emanuel Bringel e presidido pelo vereador Bringel Filho.
Fiscalização integrada – Para esta quarta-feira (18), o Crea-PE e o Crea-PI farão uma a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI). A ação proposta pelo presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, ao presidente do (Crea-PI), Paulo Roberto Ferreira de Oliveira, contará com a participação dos dois gestores, do chefe de Gabinete Joadson de Souza Santos, do gerente de Fiscalização do Crea-PE, Romildo Cavalcanti e de fiscais pernambucanos. Quanto à participação do Crea-PI, além do presidente estarão presentes também, os coordenadores das Câmaras Especializadas de Engenharia Mecânica e Elétrica, Moacyr Gayoso Junior, o assessor de Relações Institucionais, Wolteres Miranda, e o gerente de Fiscalização, Antônio Martins.
Oportunidade – A Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), da OAB/PE, está oferecendo cursos online na área de Direito. Os temas dos novos cursos são “Recurso no Novo CPC”, “Jurisprudência atual do TST”, “Pessoa, personalidade e capacidade”, “Como participar de licitação pública”, “Pessoa natural” e “Direitos quilombolas”. Advogados, estudantes e interessados em geral podem ter acesso às vídeoaulas pelo site www.esape.com.br.
A “pidona” – A assessoria da deputada estadual Socorro Pimentel (PSL), não cansa de mandar matérias para os orgãos de imprensa da região, tentando mostrar trabalho e os pedidos que a parlamentar faz na Alepe. Dessa vez, ela ‘pediu’ ao Governo do Estado e à Secretaria Estadual de Saúde, a construção de um Hospital de Traumas no Sertão do Araripe.
Cobrança – O presidente da Câmara Municipal de Ouricuri, vereador Gildejânio Melo, cobrou ao executivo municipal através de indicação apresentada na sessão ordinária da Casa Rodrigo Castor de terça-feira (03), a contratação de médico odontológico para atender os funcionários da Prefeitura de Ouricuri, pelo menos uma vez por semana.
Mais peixe – O repovoamento da barragem de Campo Santo, em Santa Filomena, sertão do Araripe, irá incentivar a piscicultura familiar entre as famílias do entorno e ajudar na conscientização ambiental dos jovens do município. A ação foi promovida pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio de sua 3ª superintendência regional, sediada em Petrolina, com a participação de estudantes da escola pública do distrito.
Poder , política e Bartidores III – 18 DE MARÇO DE 2015
Por Inaldo Sampaio – Coluna Fogo Cruzado
O PT não tem nenhum candidato competitivo para 2016 em nenhuma das 27 capitais do país, incluindo o Recife.
Como observa o ex-presidente FHC, apesar da gravidade da crise econômica o Brasil ainda pode se recuperar porque a inflação está sob controle e a taxa de desemprego é inferior à de muitos países da Europa. No entanto, o que está tirando o sono dos petistas é o ódio contra o partido que se dissemina no Sul e no Sudeste, especialmente no Estado de São Paulo, hoje a maior colônia antipetista do país. Lá, graças ao desgaste do partido de Lula, o PSDB é candidato a ficar mais quatro anos no poder, subindo para 28 anos, consecutivamente. Também é motivo de preocupação da cúpula petista a possibilidade de não eleger nenhum prefeito de capital nas eleições do próximo ano. O partido elegeu apenas quatro em 2012 (São Paulo, João Pessoa, Goiânia e Rio Branco) e não tem nenhum candidato competitivo para 2016 em nenhuma das 27 capitais. Se Humberto Costa ou João Paulo se candidatar no Recife, será apenas para cumprir tabela.
A expulsão dos infieis
Até 30/04, deverão ser excluídos do PTB os 8 prefeitos que nas últimas eleições não apoiaram Armando Monteiro para o governo estadual. São eles: Madalena Britto (Arcoverde), Bruno Martiniano (Gravatá), Maria Sebastiana (João Alfredo) Gérson Henrique (Jucati), Léo Saraiva (Exu), Verônica Oliveira (Lagoa dos Gatos), Delson Lustosa (Santa Terezinha) e Sérgio Miranda (Panelas). Nenhum deles teve “justa causa” para não votar no senador, e por isso serão expulsos.
Escorregão – Técnicos da Controladoria Geral da União (CGU), que fazem suas auditorias por sorteio, aportaram em Afogados da Ingazeira para fiscalizar a administração do prefeito José Patriota (PSB), que diz não temer investigação. A tropa quando aporta num município pequeno “mata e esfola”. Mas foi incapaz de descobrir o escândalo bilionário nas entranhas da Petrobras.
Seca – A Câmara Federal aprovou ontem requerimento de autoria de Zeca Cavalcanti (PTB) propondo a criação de uma comissão para acompanhar as ações da União no combate à seca do Nordeste.
Grito – Já o deputado Rodrigo Novaes (PSD) propôs na Alepe um movimento inverso: a ida de parlamentares nordestinos a Brasília para darem o “grito da seca” na porta de entrada do Palácio do Planalto.
Viagem – O novo procurador geral do Estado, Carlos Guerra, irá a Brasília na próxima segunda (23) para participar pela primeira vez de uma reunião do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais.
Contorno – A pedido do deputado Ângelo Ferreira, Paulo Câmara estará sábado na cidade de Sertânia para dar a ordem de serviço do contorno rodoviário. A obra vai custar R$ 7,5 milhões e o dinheiro já está no orçamento. Quando concluída, vai tirar centenas de caminhões do centro da cidade.
Sulanca – O grande número de feriados que vão cair este ano numa segunda-feira está preocupando o prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), porque é o dia em que se realiza a tradicional Feira da Sulanca. O prefeito está tentando achar uma solução junto com os lojistas e comerciantes do município.
Decálogo – Candidato da oposição à presidência da UVP, o vereador Josinaldo Barbosa (PTB-Timbaúba) divulgou ontem o “decálogo” de sua campanha que engloba, entre outras, as seguintes promessas: implantação do site “UVP transparente”, prestação de contas a cada três meses, limite de dois mandatos para os membros da diretoria e ampliação das instalações da “Casa do Vereador” na capital.
Líder – A defesa que Sílvio Costa (PSC) faz na Câmara do conturbado governo de Dilma Rousseff tem chamado a atenção dos ministros Aluízio Mercadante (Casa Civil) e Miguel Rosseto (Secretário-Geral da Presidência da República). O pernambucano mostra muito mais capacidade para encurralar as oposições que os petistas José Guimarães (líder do governo) e Sibá Machado (líder do PT), juntos.
Poder , política e Bartidores III – 18 DE MARÇO DE 2015
2015 Por Claudio Humberto – Radar
Devassa em conselho pode comprometer Dilma
O Tribunal de Contas da União (TCU) está prestes a “abrir as portas do inferno” para Dilma, e deixá-la vulnerável a impeachment. Seu plenário deve aprofundar a investigação do papel do conselho de administração no escândalo de corrupção da Petrobras. O conselho foi presidido por Dilma desde o início do governo Lula, gênesis do assalto à estatal, e todas as decisões, inclusive as que alimentaram o “petrolão”, tiveram sua assinatura, configurando “ato de ofício” que pode incriminá-la.
O auditor e ministro-substituto André Luís de Carvalho foi quem levou ao plenário do TCU a proposta de investigar o conselho da Petrobras.
A devassa do TCU se baseará na reação da própria Dilma, ao atribuir a compra superfaturada da refinaria de Pasadena a informações falsas.
Dilma disse que o então diretor Nestor Cerveró, hoje preso, enviou ao conselho de administração da Petrobras dados falsos sobre Pasadena.
A suspeita no TCU é que outras decisões tenham sido tomadas, no conselho da Petrobras, com base em informações igualmente falsas.
PF acredita que há mais políticos envolvidos
O delegado federal Igor de Paulo, que participa das investigações, afirmou ontem que a Operação Lava Jato trabalha com a expectativa de forte “expansão” da lista de parlamentares envolvidos do assalto à Petrobrás. A força-tarefa acredita esse novos nomes surgirão a partir dos inquéritos determinados pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal. A “Lista de Janot”, com 54 nomes, deve crescer.
A Polícia Federal destacou 40 delegados e agentes para trabalhar na Lava Jato. Sem contar aqueles que atuam nos novos inquéritos.
PT e PMDB combinaram tratar de “reforma política”, para ocupar as manchetes, mas em particular só falam em petrolão. Estão em pânico.
Os políticos do PT e do PMDB estão à base de tranquilizantes, à espera de notícias sobre o depoimento do lobista Fernando Baiano.
Se é mesmo bem informado, como já demonstrou, o ex-deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP) já deve ter preparado sua mala de mão, tipo a do empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC.
São devastadoras as revelações de dirigentes da empreiteira Camargo Corrêa que fizeram acordo de delação premiada. A “caixa preta” do setor elétrico começou pela obra da hidrelétrica de Belo Monte.
José Maranhão (PMDB-PB) assumirá a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante do Senado. Será sabatinado na CCJ o substituto de Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal.
Com a coragem habitual, o ministro Gilmar Mendes (STF) criticou a proposta da OAB de financiamento eleitoral: o pode da Bolsa Família e o empresário devem contribuir com o mesmo valor. “Isso tem nome. Isso é encomendar lavagem de dinheiro”, adverte o magistrado.
O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, virou réu por corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. É suspeito de roubar em nome da companheirada. Mas todos, como Lula, se fingem de mortos.
Dilma entrega sua sorte a Joaquim Levy (Fazenda), mas o PT não esconde a preferência por Nelson Barbosa (Planejamento), cujas decisões ajudaram em muito a formar a crise que impôs o arrocho.
O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), que está na lista de Janot, tem se colocado à disposição jornalistas para responder a qualquer pergunta sobre o assunto. Quer mostrar que não teme a investigação.
Em vez de demitir Cid Gomes (Educação), Dilma concedeu a ele “licença médica”. A manobra livra o ministro de ir ao plenário da Câmara, como foi intimado, e apontar os “deputados achacadores”.
Se Cid Gomes perder o cargo por acusar os deputados federais de “achacadores”, será o primeiro ministro demitido por falar a verdade?