Início Notícias Poder , Política e Bastidores I – 16 DE FEVEREIRO DE 2016

Poder , Política e Bastidores I – 16 DE FEVEREIRO DE 2016

564
alt

alt

Por Roberto Gonçalves – O Tirinete – Regional

Abandono de ‘incapaz’ – Por que será que os políticos de Araripina, que sempre fizeram questão de serem fotografados ao lado de Papai lula e Mamãe Dilma durante a campanha para presidente de 2014, agora sequer falam os nomes dessas pessoas quando estão concedendo entrevistas nas rádios locais ? em Doutor ? em Doutora ?

Dinheiro sujo nas eleições – Olha aí senhores candidatos. “VEJA.ABRIL.COM.BR – Ministro Gilmar Mendes diz que dinheiro do petrolão pode abastecer eleições em 2016”. Se pode abastecer esse ano, imagine se não abasteceu as eleições de 2014, em ?

Dormindo no serviço – Um certo pré-candidato a prefeitura de Araripina estava concedendo uma entrevista em uma rádio local nesta segunda –feira (15), quando dois vereadores da sua base política, entraram no estúdio da emissora no meio da ‘prosa’ e foram imediatamente repreendidos: “Já são mais de 8 horas da manhã e vocês estão chegando agora ? indagou o pré-candidato, completando em seguida:  “Fulano de tal 1 e fulano de tal 2, vocês dormiram demais, mas ainda bem que  estão aqui para prestigiar a minha entrevista, tentou reparar o pré-candidato.

Ausência sentida – Já um outro vereador que até pouco tempo tinha o seu nome dado como certo para ser o vice na chapa do ‘tal’ pre-candidato, sequer compareceu a entrevista. Os motivos ? só ele e Deus sabem.

Capacitação – A Prefeitura Municipal de Araripina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou no último fim de semana, uma capacitação com uso das ferramentas de coaching coorporativo com o iintuito de gerar novos comportamentos e atitudes, visando a construção do planejamento para o ano em curso. Desenvolver a comunicação entre as pessoas, ampliar a sinergia e confiança da equipe, melhorar o comportamento funcional com o intuito de elevar os índices de satisfação no Trabalho, Motivar e aperfeiçoar os funcionários para o aumento da produtividade dos colaboradores e lideranças da secretaria, promovendo, assim, um atendimento humanizado  ao usuário em um ambiente harmonioso e acolhedor. 

Seminário em Araripina  – A Unidade Sebrae Araripina, no sertão de Pernambuco, estará realizando o Seminário EMPRETEC no período de 04 a 09 de abril de 2016 (das 8 às 12h e das 14 às 18h), em seu auditório localizado à rua Vereador Santiago Bringel, nº 70.  

Filme – O exuense Odilon Oliveira terá sua vida contada em filme”Em Nome da Lei”, baseado na vida do juiz Odilon Oliveira, tem estreia prevista para o início de 2016; Bela Vista foi palco de “A Curva do Rio Sujo”, com Cauã Reymond.

Chapa fechada – Em Santa Filomena, Cilene do Sindicato confirmou nesta segunda-feira (15) a Charles Araúj, o que fará parte da chapa única de oposição nas eleições 2016 para prefeitura do município, sendo o vereador Cleomatson candidato a prefeito, e ela candidata a vice.

alt

Poder , Política e Bastidores II – 16 DE FEVEREIRO DE 2016

Por Inaldo Sampaio – Coluna Fogo Cruzado – Pernambuco

alt

Édson Barbosa crê em milagre

Como diz o pernambucano José Nivaldo, marketing político não tem partido e nem ideologia. É apenas uma ferramenta de trabalho que ajuda os partidos e os políticos a vencerem eleições, exaltando as suas virtudes e demonizando os defeitos dos adversários. Baiano de Irará, o marqueteiro Édson Barbosa, o “Edinho”, dono da Link Propaganda, responsável pelas vitoriosas campanhas de Eduardo Campos ao Governo do Estado, trocou o PSB pelo PT. Foi contratado pelo presidente Rui Falcão para produzir as inserções do partido que já foram ao ar no início deste mês, bem como o programa político que será veiculado no próximo dia 27. Trata-se de tarefa inglória tentar mudar a imagem do PT, após 11 anos de agenda negativa, iniciada em 2005 com o mensalão. E mais difícil ainda recuperar o prestígio eleitoral de Lula. Mas, numa entrevista dada ao “Estadão” do último domingo, “Edinho” considera possível esse milagre.

João já topa o convite

Petistas que estiveram com João Paulo nos últimos dias saíram convencidos de que ele aceita a convocação feita pelo PT, através do senador Humberto Costa, para enfrentar o prefeito Geraldo Júlio (PSB) nas próximas eleições. O que estaria animando o ex-prefeito é o resultado de três pesquisas em que ele lidera as intenções de voto. E, como a campanha deste ano terá apenas 45 dias de duração, os adversários teriam pouco tempo para “desconstruir” a imagem do PT.

Carnaval – Charles Roger, secretário do governo de Igarassu, corrige nota desta coluna sobre as festividades do município. Garante que o prefeito Mário Ricardo (PTB) fez o carnaval, sim, com artistas locais, e que a festa da padroeira de Cruz de Rebouças se realizou (sem a parte profana). Quanto ao “carnaval da ressaca”, foi feito, sábado, em Cruz, com a Banda Vingadora (BA).

Aborto – O deputado Anderson Ferreira (PR) já encontrou uma maneira de tirar proveito do Aedes Aegypti. É contra o aborto, mesmo em caso de feto diagnosticado com microcefalia.

Plano – Hoje, às 10h, na Câmara Municipal de Ipojuca, haverá audiência pública para debater a revisão do Plano Diretor. A revisão será realizada com a colaboração do Condepe/Fidem.

Trio – O PMDB tem três opções para a vaga de vice de Geraldo Júlio (PSB), se ficar mesmo com a vaga: Fernando Dueire, Jayme Asfora e Murilo Cavalcanti. Os três estão entendidos.

Apêndice – O senador Cristovam Buarque perdeu a paciência com Carlos Lupi, “dono” do PDT, e vai se filiar ao PPS. Diz que o PDT tornou-se “apêndice” do PT e que não fica mais em partido da base de Dilma. Como o PPS é “apêndice” do PSDB, o senador poderia logo virar tucano. Mas acha que Aécio Neves não tem “projeto” para o Brasil.

Inversão – Comentário ouvido ontem numa roda de petistas: o PCdoB é imprevisível. Negou-se a apoiar Humberto Costa para prefeito do Recife em 2012, apesar de sua ligação histórica com os petistas, e dois anos depois não quis marchar com Eduardo Campos (PSB) para presidente da República. Apoiou a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).

Pode ir – O ministro Armando Monteiro tem encarado com naturalidade as defecções havidas no PTB nos últimos 45 dias: os vereadores Eduardo Marques e Carlos Gueiros (Recife), os deputados estaduais Álvaro Porto e Romário Dias e os deputados federais Adalberto Cavalcanti e Ricardo Teobaldo. Está agindo feito Arraes, que quando era avisado de que algum militante pretendia abandonar o PSB, dizia apenas o seguinte: “Pode sair!”

É cedo – Sileno Guedes, presidente regional do PSB e principal “cérebro político” do prefeito Geraldo Júlio, garante que o partido ainda não abriu o debate sobre a eleição do Recife, algo que só pretende fazer mais adiante. Consequentemente, afirma, não se pode dizer que o vice-prefeito Luciano Siqueira (PCdoB) não será candidato à reeleição. O PCdoB, diz, é um dos mais “importantes aliados” da Frente Popular e na hora oportuna será ouvido.

alt

Poder , política e Bartidores III – 16 DE FEVEREIRO DE 2016

Por Claudio Humberto – Jornal do Commercio – Brasil

alt

Microcefalia: Saúde não explica 91% dos casos

Enquanto luta para desqualificar médicos argentinos, que apontam o larvicida pyriproxyfen como a provável causa de microcefalia no Brasil, o Ministério da Saúde ainda não encontrou explicação para 421 dos 462 casos de malformação de bebês. Isto é, não sabe explicar a causa de 91% dos casos confirmados de microcefalia no País. Só 41 casos têm relação com o zika, segundo o último informe epidemiológico.

Governo loves zika

É estranha a aposta do Ministério da Saúde no zika como causa da microcefalia, ainda que admita comprovação em apenas 9% dos casos.

Pode ser tudo

Sem saber a causa de 91% dos casos de microcefalia, o ministério lista outras possibilidades: sífilis, rubéola, toxoplasmose, citomegalovírus…

É o pyriproxyfen

Médicos gaúchos se associam à convicção dos colegas argentinos sobre o uso do pyriproxyfen como a provável causa de microcefalia.

Opção preferencial

Em nota, o governo faz sua opção preferencial pelo zika vírus e ataca a suspeita da droga pyriproxyfen como a provável causa de microcefalia.

Cunha volta do recesso disposto a tocar o terror

Tido como politicamente “morto” no fim do ano passado, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, retorna do recesso disposto a atormentar o governo Dilma com derrotas e o impeachment. Ele se fortaleceu no Conselho de Ética e tem sido decisivo no crescimento da candidatura de Hugo Motta (PB) a Líder do PMDB. Para completar, caem os que acreditam que Supremo Tribunal Federal vai afastá-lo do cargo.

Conto da carochinha

Candidato a reeleição, Leonardo Picciani (RJ) trombeteia contar com 45 votos para derrotar Hugo Motta. Eduardo Cunha ironiza: “É lorota”.

Respirando aliviado

O Psol ajudou Eduardo Cunha, ao entregar com atraso o aditamento à representação por quebra de decoro. Deu novo prazo à sua defesa.

Conselho amigável

Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que votou contra Eduardo Cunha no Conselho de Ética, foi substituído por Nilton Capixaba (PTB-RO).

Torrando dinheiro

Os deputados federais apresentaram recibos pedindo ressarcimento de um total de R$ 211,8 mil gastos em combustíveis e lubrificantes durante janeiro, o mês de recesso. Estão fazendo o contribuinte pagar seus passeios de férias. Ou estão fraudando desavergonhadamente.

Lipoaspiração

O PT lembra o extinto PFL em processo de decadência. O partido de Lula elegeu 75 deputados federais em 2014, mas hoje tem apenas 59 e deve perder ao menos cinco na janela de transferência partidária.

Trair e coçar…

O Planalto já flerta com Hugo Motta (PB), ante a possibilidade de derrota do governista Leonardo Picciani (RJ) na briga pela Liderança do PMDB. Dilma não quer ver no PMDB um líder hostil ao governo.

Governo parasita

O chefe da Receita, Jorge Rachid, defendeu no Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial o furor arrecadatório do governo, que quer ficar sócio de empresas que excederem o lucro presumido. Uma montanha de dinheiro destinada a desaparecer no buraco negro da gatunagem.

Exemplo

Na farra dos gastos públicos, Eunício Oliveira (PMDB-CE) garante que não usa recursos da verba indenizatória. Segundo ele, a direção do Senado nem mesmo mostra a lista dos senadores econômicos.

Raposa no galinheiro

Fiscais federais enviaram a Kátia Abreu (Agricultura) informações sobre um político e empresário pouco conhecido no ramo, Luciano Maronezi, nomeado superintendente do ministério no Rio Grande do Sul. A empresa dele atua na área ambiental e captação de recursos federais.

Transparência opaca

O governo até agora não prestou contas nem sequer de 1 centavo em gastos diretos de 2016 com Bolsa Família, diárias, cartões corporativos etc. A tarefa é da Controladoria-Geral da União, que dorme no ponto.

Droga é de outro

A gigante Monsanto informou que não fabrica e nem comercializa o pyriproxyfen, droga do larvicida que provocaria microcefalia. Também garante que mantém com a Sumitomo Chemicals apenas parcerias comerciais para produtos usados no controle de plantas daninhas.

Pensando bem…

…enquanto Dilma tenta fazer o País se concentrar em zika vírus, poucos se lembram de Lava Jato, Zelotes e impeachment.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here