Por Roberto Gonçalves – O Tirinete
Safra recorde – A gerente regional do IPA no sertão do Araripe Marlene Rezende, declarou nesta terça-feira (12), no programa Canal Aberto que é apresentado por radialista Martinho Filho na rádio Arari FM, que a região terá este ano, uma safra recorde de mandioca. Para Marlene Rezende, as chuvas em 2015 estão ocorrendo de forma satisfatória e até os plantios que estavam sofrendo com a seca, já estão recuperados.
Jornada Literária – De 13 a 23 de maio, oito cidades do Sertão pernambucano vão receber a terceira edição da Jornada Literária Chapada do Araripe, movimentada pelo Sesc Pernambuco. O objetivo da ação é incentivar a leitura e promover atividades formativas, além de descentralizar as ações de literatura do eixo da capital, a partir da ideia de criação de corredores culturais. Nessa edição, o grande homenageado do encontro é o escritor, professor e editor da Revista Estudos Universitários da UFPE, Lourival Holanda. A primeira parada acontece no município de Araripina na próxima quarta-feira (13) e quinta-feira (14). Em seguida, a iniciativa passará por Trindade (15), Ipubi (16), Ouricuri (17 e 18), Granito (19), Exu (20), Moreilândia (21) até chegar a Bodocó (22 e 23).
Condenado – O ex-diretor-presidente da Autarquia Educacional do Araripe – AEDA, vinculada à Prefeitura Municipal de Araripina, Leonardo Di Paula Gomes Cruz (que ocupava o cargo em 2009), foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) a devolver aos cofres públicos um valor de R$ 253.868,51. O débito é referente a uma série de irregularidades encontradas no bojo da análise da prestação de contas de 2009 da entidade. A sessão que julgou irregular as contas ocorreu no dia 30 de abril, mas o seu resultado só foi publicado no Diario Oficial no último sábado (9).
Novos cursos – A Prefeitura de Araripina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o SENAI Araripina continua buscando novos cursos com o intuito de qualificar pessoas que desejam ingressar no mercado de trabalho. O inicio dos cursos estão marcados para o dia 18 de maio de 2015, e serão gratuitos. Para se inscrever é fácil, é necessário ter cursando o ensino fundamental completo,idade a partir dos 16 anos,estar munido do CPF, carteira de Identidade, histórico ou declaração escolar, comprovante de endereço e telefone para contato.
Imunização – A Secretaria Estadual de Saúde, divulgou, nesta segunda-feira (11), o balanço da ação “Dia D contra a Influenza”, realizada no último sábado (9), em postos de saúde e unidades especiais, como o Hospital Geral de Areias. Ao todo, 279.877 pessoas já foram imunizadas, o que representa um total de 13,3% das 2,09 milhões de pessoas esperadas pela ação em todo o Estado.
Dinheiro no comércio – Desde o início do mês a Prefeitura Municipal de Ouricuri vem realizando pagamentos do seu quadro de folhas. Os vencimentos pagos aos concursados, efetivos, contratados e fornecedores que tem sido depositado em conta desde o dia primeiro deste mês, já soma mais de dois milhões e meio de reais injetados na economia local.
Arquibancadas no Bigodão – Dia 14 de maio, dia da Festa de emancipação Politica de Ouricuri, nos seus 112 anos, o Prefeito Antônio Cézar Rodrigues – Cézar de Preto, grantiu em entrevista ao Nossa Voz Meio dia que vai colocar arquibancadas e Refletores no Estádio “O Bigodão” e no dia do anúncio oficial da Ordem de Serviço para a construção da Arquibancada a bola vai rolar entre as equipes da Seleção sub 23 de Ouricuri contra o Guarani de Juazeiro do Norte-CE, a partida é festiva, mais tá valendo ai para o Técnico do Bode do Araripe Cleibson Ferreira, vir dá uma olhada, na turma , o jogo entre Seleção de Ouricuri Sub 23 e Guarani – Juazeiro do Norte – CE será as 3 horas da tarde, desta quinta-feira, 14
Encontro de Blogueiros – O encontro ainda não tem data nem local definido para ser realizado, no entanto já foi confirmado a presença de representantes da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (ABLOGPE). Também é esperado a participação maciça dos profissionais da região.
Blogueiro perseguido – Através de nota enviada ao Blog do Cariri Filho, o blogueiro Paulo Benjeri de Santa Cruz da Venerada esclarece que poderá excluir o seu blog www.paulobenjeri.blogspot.com.br devido alguns vereadores do município estar lhe perseguindo. Na nota, Paulo Benjeri, sem citar nomes, taxa os vereadores perseguidores e diz ainda que, ao invés desses vereadores usarem seus recursos para derruba-lo, deveriam usar para ajudar ao povo de Santa Cruz.
Poder , Política e Bastidores II – 12 DE MAIO DE 2015
Por Inaldo Sampaio – Coluna Fogo Cruzado
Os deputados Rodrigo Maia e José Carlos Aleluia, ambos do Democratas, desobedeceram à orientação do líder Mendonça Filho
O líder do DEM, Mendonça Filho, que se transformou, na Câmara, num dos mais inflexíveis opositores do governo Dilma, não deve obter a unanimidade da bancada na votação da Medida Provisória 664 que endurece as regras previdenciárias para o pagamento de pensão por morte. A votação está prevista para amanã, no embalo da aprovação, por apenas 25 votos de diferença, da MP 665 que restringe as regras de concessão do seguro-desemprego. Dos 22 membros da bancada do DEM, 8 votaram a favor desta última MP, entre os quais Rodrigo Maia (RJ) e José Carlos Aleluia (BA). O primeiro, filho do ex-prefeito do Rio, César Maia, justificou com essas palavras o voto a favor da MP: “Se ela fosse rejeitada, o Brasil quebraria no dia seguinte. Isso não é uma questão de governo e oposição, e sim do país”. Já Aleluia declarou que quem perde eleição não pode fazer “oposição irresponsável e destrutiva” e que se opõe ao PT, não ao país.
PSB na hora da verdade
Está marcada para hoje, em Brasília, a reunião dos presidentes dos 27 diretórios estaduais do PSB para analisar a proposta de fusão com o PPS. O presidente Carlos Siqueira, egresso do velho PCB do qual o PPS se diz “herdeiro”, é declaradamente a favor dessa junção. Mas vai enfrentar a resistência da secção pernambucana representada pelo vice-presidente Paulo Câmara, o secretário-geral Geraldo Júlio e os diretorianos Milton Coelho e Sileno Guedes.
Amigos – O senador Luiz Henrique (PMDB-SC), que foi sepultado ontem em Joinville, tinha muitas coisas em comum com Jarbas Vasconcelos (PMDB). Além de amigos, ambos foram prefeito, deputado, governador e senador. E faziam parte no velho MDB da ala que seguia a liderança do presidente Ulysses Guimarães. O suplente, Dalírio Beber (PSDB), é de Blumenau.
Seca 1 – A barragem do Rosário, que abastece as cidades de Ingazeira, Iguaracy, Tuparetama e São José do Egito, está com menos de 2% de sua capacidade de acumulação. É crise braba.
Seca 2 – A barragem de Serrinha, em Serra Talhada (311 milhões de metros cúbicos), poderia ser a salvação do Sertão do Pajeú se não tivesse sido detectada uma bactéria em suas águas.
Empate – Do deputado Raul Jungmann (PPS) ao ser questionado ontem sobre se considera mais ligado a Fernando Henrique Cardoso ou a Roberto Freire: “Aí existe um empate técnico”.
Líder – Anderson Ferreira, novo presidente do PR de Pernambuco, avaliou ontem com os seus liderados as chances do partido em 2016. O PR chegou a ter 42 prefeitos em Pernambuco quando estava sob o comando de Inocêncio Oliveira, que conhecia todos pelo nome e os recebia regularmente em seu escritório do Recife.
Extensão – José Serra (PSDB-SP), Bruno Araújo (PSDB-PE) e Álvaro Porto (PTB-PE) são autores de projetos de lei complementar no Senado, na Câmara e na Assembleia Legislativa, respectivamente, estendendo os efeitos da “PEC da Bengala” para todos os servidores públicos e não apenas para os ministros dos tribunais superiores.
Carão – Eduardo da Fonte, líder do PP na Câmara Federal, ainda não digeriu o “carão público” que levou do ministro Mercadante pelo fato de o seu partido ter votado em Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para presidente da Casa e não em Arlindo Chinaglia (PT-SP). E como não é “serviçal” do chefe da Casa Civil vai reunir a bancada hoje para decidir se fica no governo ou se vai para a oposição. O PP tem o Ministério da Integração.
Conselho – O ex-deputado Hélio Urquiza não considera “aconselhável” desprestigiar um grupo político que há mais de 20 anos conduz o PMDB de Olinda com “decência e seriedade”, lembrando que ele, a mulher (Jacilda) e a filha (Izabel) sempre tiveram votações expressivas no município desde 1998. A propósito, a filha Izabel disputou a prefeitura com Renildo Calheiros (PCdoB) em 2012 e ficou em 2º lugar: 18.700 votos.
Poder , política e Bartidores III – 12 DE MAIO DE 2015
Por Claudio Humberto – Radar
Após abandonar Fachin, governo teme rejeição
Após abandonar à própria sorte o advogado Luiz Edson Fachin, que a presidente Dilma indicou à vaga de Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal, “caiu a ficha” no governo. Agora, o Planalto avalia como “risco real” uma decisão desfavorável do Senado. Ontem, foram realizadas gestões para um novo adiamento da sabatina desta terça (12), a pretexto do falecimento do senador Luiz Henrique (PMDB-SC).
Apesar das tentativas, a sabatina de Fachin deve começar pelas 10h desta terça (12), na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
Eventual rejeição do Senado não será a Fachin (as alegações contra ele são até risíveis), mas sim ao governo, ao PT e sobretudo a Dilma.
Ciente de que teria de se virar, Fachin passou a visitar senadores para esclarecer dúvidas a seu respeito, e aos poucos foi ganhando apoio.
O vice Michel Temer tem conversado com senadores e já avaliou entre amigos que Renan influencia ao menos 70% dos votos dos senadores.
Janot vai disputar reeleição só para contrariar
Ciente de que não será referendado pelo Senado, ainda que venha a ser o escolhido, o procurador-geral da República Rodrigo Janot deverá se apresentar em julho como candidato à lista tríplice a ser votada pelos mais de 1.200 procuradores da República que indicarão os finalistas para chefiar o Ministério Público Federal. A pretensão dele é expor a tentativa de investigados na Lava Jato de excluí-lo do cargo.
O mandato de procurador-geral de Rodrigo Janot termina em 15 de setembro. Na última disputa, em abril de 2013, ele foi o mais votado.
Projeto de Paulinho da Força (SD-SP), deputado ligado ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, veda a recondução do procurador-geral.
Acusado de escolher denunciados e de arquivar 82 denúncias contra o governo Dilma, Janot pode enfrentar representações no Congresso.
Aloysio Nunes (PSDB-SP) preparou um calhamaço de perguntas para a sabatina de Luiz Fachin, nesta terça. O tucano selecionou algumas sugestões que recebeu pelo Facebook. Diz que foram centenas.
Com o pé fora da base governista, o PDT sonda nomes próprios para corrida presidencial de 2018. O presidente do partido, Carlos Lupi, tem indicado preferência pelo governador de Mato Grosso, Pedro Taques.
O Planalto já conta com a “traição” do PDT, na votação da MP 664, e quer garantir os votos do PP. No pacote de promessas: cargos na repartição do ministro Gilberto Occhi (Integração).
Impressionado com a ousadia do dinheiroduto do BNDES para empreiteiras com obras no exterior, o senador Reguffe (PDT-DF) requereu cópias de todo os contratos desde 2003. Se ignorar o pedido, o presidente do banco pode ser acusado de crime de responsabilidade.
Derrotado na reeleição para deputado federal, Meriquinho Batista (PT-PA) está cotado para a Sudam, por indicação do senador petista Paulo Rocha. Na Justiça, há várias referências a “dano ao erário” contra ele.
Maltratados, desprestigiados e até empobrecidos pelo governo Dilma como nunca na História deste País, funcionários do Itamaraty decidiram fazer greve no Brasil e até no exterior.
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), fará a abertura do encontro “A Perícia Oficial na garantia dos Direitos Humanos”, nesta terça, a partir das 9h, no auditório Nereu Ramos. A entrada é de graça.
A Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Dia da Voz, nesta terça. Entre os convidados está o deputado Sérgio “Menino da Porteira” Reis (PRB-SP), que prometeu dar uma canja e soltar o gogó.
…num País em que até o intelectual Sibá Machado (PT-AC) dá palpites em política externa, quem precisa do Itamaraty?