Início Notícias Poder , Política e Bastidores I – 10 DE ABRIL DE 2015

Poder , Política e Bastidores I – 10 DE ABRIL DE 2015

577

Por Roberto Gonçalves – O Tirinete

Rompimento – A forma de dar contornos definitivos ao rompimento com Bringel foi inusitada: “Estou mandando Bringel num papel de presente  verde para a oposição. Tomem conta que agora ele é de vocês”.

Dirigindo-se diretamente a Bringel, o prefeito Alexandre Arraes lamentou: “Durante os últimos seis meses mais difíceis da minha vida, quando perdemos Eduardo Campos e enfrentamos a doença do meu irmão (Ricardo, que faz tramamento contra um câncer em São Paulo), essa rádio promove um massacre impiedoso”. Respondendo quem estaria por trás desse jornalismo de ataque diário, Alexandre foi direto: “Bringel, o ex-tudo”. E prosseguiu: “Diferente dele, eu não vou andar falando mau pelas esquinas. Vou dizer diretamente a ele que a partir de agora será dado tratamento de oposição”. (Ronaldo Lacerda)

Centro Administrativo  – O Centro Administrativo da Prefeitura de Araripina, que reunirá todas as secretarias municipais, deverá ser construído onde funcionava o Hotel Pousada do Araripe, que fica às margens da BR-316, na saída para a cidade de Marcolândia no Piauí. O anúncio foi feito pelo  prefeito Alexandre Arraes (PSB), nesta quinta-feira (9).

Violência – O primeiro trimestre de 2015 apresentou um aumento no número de homicídios de 25% em relação ao mesmo período do ano passado nos 10 municípíos do Sertão do Araripe. Mais da metade dos crimes está relacionada ao tráfico de drogas, segundo investigação da Polícia Civil. Nos três meses, foram registrados 28 homicídios em 2015, sendo 16 em Janeiro, 02 em Fevereiro e 10 em março,  enquanto em 2014 o número foi de 20.

Copa Araripinense – Todos  os desportistas de Araripina e região estão sendo convidados, para nesta sexta –feira (10), comparecerem  no Chapadão do Araripe, onde vai acontecer a  abertura da Copa Araripinense de Futebol, “TROFÉU GILBERTO MODESTO COELHO”. Logo após a entrega dos uniformes  às 64 equipes que irão participar da competição, a bola rola para os times do Cavalete e Real Madrid.

Visita a FPF – Macgayver de Lima Cordeiro também esteve reunido com o Diretor Executivo de Ligas do Interior Jorge Vieira Júnior. O novo presidente da Liga Araripinense de Desportos (LAD) Macgayver de Lima Cordeiro visitou a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), nesta terça-feira (7), onde se reuniu com o presidente Evandro Carvalho e o Diretor Executivo de Ligas do Interior Jorge Vieira Júnior. Na ocasião, Macgayver de Lima Cordeiro protocolou a documentação da nova diretoria da LAD, eleita no último dia 15 de março.

Novo Uniforme  – O presidente do Araripina Futebol Clube, Ted Alencar, lançou uma enquete no Facebook, para escolher os novos padrões para o time em 2015.

Patrulha Ambiental  – Um grupo de formandos do Curso Superior de Tecnólogo em Gestão Ambiental, da Faculdade de Ciências Agrarias de Araripina – PE desenvolve um arrojado projeto chamado Patrulha Ambiental. O Projeto tem como seu maior objetivo a educação ambiental com sensibilização das comunidades locais dos municípios da região. Para isso, utiliza-se dos conhecimentos obtidos nas diversas áreas de formação curso, como forma imediata de contribuir com a sociedade em prol da defesa do meio ambiente.

Candidato – A família Bihum, tradicional quando o assunto é política em Araripina, a família assumiu o comando local do Partido Republicano Progressista (PRP) com o propósito de buscar uma nova participação no congresso político da cidade de Araripina. O partido será dirigido pelo empresário Rubensmilson Bihum “Fokinha”. A família teve representação na Câmara de Vereadores na Primeira legislatura em 1947 com Isaias Gomes de Sá – exerceu três mandatos, com João Teixeira leite que exerceu um mandato e José Freire Bihum eleito Vereador duas vezes entre 1977 à 1988. (Jorge Possetti)

 Maléficios bonsRepresentantes políticos de Ouricuri e região voltaram a discutir na noite dessa quarta-feira (08), os malefícios pra região do Araripe se caso Araripina aderir ao curso de medicina privado. O encontro que acontece pela segunda vez na cidade e já tendo sido debatido na câmara municipal tem como objetivo que toda a região lute pelo curso de medicina, mas que seja um curso público e que seja sediado em Ouricuri, pois segundo Antonio Fernando (servidor federal), é o município da região que oferece estrutura adequada para sediar o curso.

Poder , Política e Bastidores II – 10 DE ABRIL DE 2015

Por  Inaldo Sampaio – Coluna Fogo Cruzado

Paulo Câmara não se preocupou com o balanço dos cem dias porque faz um governo de continuidade

Cumprindo o seu papel institucional, a bancada da oposição na Assembleia Legislativa reuniu a imprensa ontem para fazer um balanço dos 100 primeiros dias de gestão do governo Paulo Câmara. A rigor nem precisava, pois sendo um governo de continuidade não estava nos planos do governador realizar um conjunto de ações para marcar seus cem primeiros dias. Sua maior preocupação é concluir as obras que encontrou inacabadas, resolver o problema das parcerias público-privadas (Arena da Copa e Presídio de Itaquitinga), reativar o Pacto pela Vida e cumprir as promessas que assumiu durante a campanha eleitoral. À oposição cabe cobrar as promessas feitas pelo governador, que certamente não irá resgatá-las se a situação econômica do país não melhorar. Que o ano será de “vacas magras” foi dito aos próprios governadores pela presidente Dilma Rousseff, que repetiu o bordão anteontem para a Frente Nacional dos Prefeitos.

Um casamento a contragosto

O PTB de Pernambuco vai lutar com todas as forças para impedir a fusão com o DEM, pois nem os petebistas querem ir para a oposição e nem os demistas querem ir para o governo. Aliás, se essa fusão concretizar-se terá sido o primeiro caso de “casamento” político com um dos “noivos” contrário à união. O ministro Armando Monteiro (PTB) tem autoridade moral para opor-se à fusão, mas não tem diálogo há muitos anos com Roberto Jefferson, o “dono” do PTB.

À luta – Com nove mandatos no currículo, sendo sete de vereador e dois de prefeito, Henrique Fenelon (PCdoB) já está em campanha para tentar voltar à prefeitura de Goiana no próximo ano. Ele acha que não será muito difícil derrotar o prefeito Fred Gadelha (PTB), cuja popularidade estaria em baixa, e já deu ciência do seu projeto político à executiva estadual do seu partido.

Veto – Dilson Peixoto, membro da executiva estadual do PT, diz que Dilma Rousseff tem “obrigação” de vetar o projeto que a Câmara aprovou regulamentando a terceirização no país.

Cidadão – Morador de Jaboatão há 30 anos, o deputado Cleiton Collins (PP) será, finalmente, cidadão do município. O projeto já foi aprovado mas ainda falta marcar a data para receber a honraria.

Protesto – A direção nacional do PSDB liberou as executivas estaduais para participarem no próximo domingo dos novos atos de protesto contra Dilma Rousseff. Bruno Araújo já disse que estará lá.

Poder , política e Bartidores III – 10 DE ABRIL DE 2015

Por Claudio Humberto – Radar

Temer convence Renan a abrir mão do Turismo

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), cedeu ao apelo do vice Michel Temer, e abriu mão da indicação do titular do Ministério do Turismo e abrir caminho à nomeação de Henrique Alves, protegido de Eduardo Cunha. Aliás, o presidente da Câmara decidiu ir a Natal neste fim de semana para tentar dar a impressão de que Alves ainda tem “prestígio”. Mas todos sabem sabe que o prestígio é só de Cunha.

Vai ter de engolir

Henrique Alves provocou constrangimentos, em Brasília, pagando o mico de implorar sua nomeação de uma presidente que o despreza.

Missão difícil

Michel Temer estabeleceu como sua primeira missão, na coordenação política, destravar o impasse e tornar inevitável a nomeação de Alves.

Mantenha distância

Dilma não teve alternativa senão aceitar a nomeação de Alves, sob a condição de não ter que despachar com o novo ministro do Turismo.

Negócio fechado

Após recusar, há uma semana, Renan aceitou a transferência do ainda ministro Vinícius Lages para a Conab, do Ministério da Agricultura.

Advogados não cansam de ganhar: R$70 milhões

Luiz Flávio D’Urso, advogado do tesoureiro do PT, João Vaccari, liderou o movimento “Cansei”, em 2007, contra o governo Lula. Seu escritório e mais 30 bancas não cansam de faturar defendendo petistas e bandidos do “petrolão”: R$ 70 milhões em honorários, segundo levantamento recente. O “Cansei” acabou após declaração ofensiva e preconceituosa do apoiante Paulo Zottolo, presidente da Philips Brasil.

Preconceito

Zottolo afirmou que, apoiava o “Cansei” porque o Brasil não é um País do tanto faz: “Se o Piauí deixar de existir ninguém vai ficar chateado”.

Pode mentir

Deputados criticaram o “indulto de Pinóquio” do ministro Teori Zavascki (STF) a João Vaccari, mas esquecem que são eles quem aprovam a lei.

Romero presidente

Renan Calheiros quer o senador Romero Jucá (RR) e não Valdir Raupp (RO) substituindo Michel Temer na presidência nacional do PMDB.

Pedala, Dilma

O ministro José Múcio levará ao plenário do Tribunal de Contas da União (TCU), quarta-feira (14), o processo que apura “pedaladas fiscais” do governo Dilma, que se arrasta há meses.

Investigar atrapalha?

A bancada do PSB no Senado aderiu ao acordão de retirar apoio à CPI dos Fundos de Pensão. A alegação é engraçada: a CPI “enfraquece a investigação” e “desvia a atenção das grandes questões nacionais”.

Piadista

Ao recolherem os roedores que foram soltos durante a tumultuada sessão da CPI da Petrobras, um tucano gritou: “Cuidado para não levar o Vaccari por engano!”. A risada foi geral.

Repaginada

A CPI da Petrobras fez bem a seu presidente, Hugo Motta (PMDB-PB), agora mais magro e mais respeitado. Considerado “novo demais” aos 25 anos, tem sido firme e mais equilibrado que os bodes velhos da CPI.

Fã da terceirização

O projeto nem foi aprovado, mas Dilma fez questão de ser a primeira a aderir à nova proposta de terceirização. Terceirizou a economia para o ministro Joaquim Levy (Fazenda) e a política para o vice Michel Temer.

Perdendo poder

Michel Temer na articulação política do governo enfraquece o PMDB do Rio de Janeiro. A expectativa de Dilma é que as demandas do partido passarão agora por Temer e não mais por Eduardo Cunha.

Efeito Temer

A oposição vai retomar a coleta de assinaturas para a CPI do BNDES, melada por Michel Temer. O líder tucano no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), garante que não sossega até instalar a comissão.

Ajuda aí

O governador Beto Richa (RS) correu para se encontrar com Fernando Henrique Cardoso no instituto do ex-presidente, em São Paulo. Na pauta, sua própria crise: Richa amarga rejeição recorde do eleitorado.

Mundo animal

Soltaram ratos quando Vaccari falava ontem na CPI da Petrobras. Os bichos foram levados à emergência da Câmara, para desintoxicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here