Início Notícias Poder , Política e Bastidores I – 08 DE ABRIL DE 2015

Poder , Política e Bastidores I – 08 DE ABRIL DE 2015

559

Por Roberto Gonçalves – O Tirinete

Por onde andavam  Aonde estão, os deputados eleitos, que ainda não apareceram aqui na cidade, nem mesmo depois da Semana Santa, foram eleitos, são donos de mandatos e podem colocar emendas para resolver o problema estrutural de uma ponte ali no bairro José Martins, mais nem uma nota de pesar leram na Alepe, porque na verdade não sentiram na pele, não são daqui, não tem raízes no Araripe. Roberta Arraes que foi candidata, e não eleita, não solicitou nada foi atrás e chegou no mesmo dia com a Codecipe de avião e conseguiu quinhentos kits com o governo do estado, contendo colchões, travesseiros, fronhas, mosqueteiros e cobertores, que foram distribuídos nos bairros atingidos pela enchente, os desabrigados estão recebendo da prefeitura de Araripina, total apoio. (Dante Arruda)

Entrevista  – Nesta quinta-feira (09) no programama Canal Aberto na Rádio Arari FM 90,3, estarão na bancada para uma entrevista esclarecedora com o radialista Martinho Filho, Alexandre Arraes e Valmir Filho, respectivamente prefeito e vice-prefeito de Araripina. Vale a pena conferir.

Convocação  – Os proprietários de ônibus de Araripinaestão sendo convidados para participar de uma reunião no Auditório Charles Luciano, às 19 h desta quarta-feira (08), para tratar do interesse da categoria.

Festival de dança  – Até o próximo dia 19 as cidades de Araripina, Trindade e Ipubi estão recebendo o “Festival de Dança do Araripe”, promovido pelo Sesc Pernambuco, com oficinas, cursos e apresentações de espetáculos. Dentro da programação, as unidades de ensino dessas localidades recebem até o dia 15, cursos de Dança Popular, Dança Contemporânea e Hip Hop. O programa oferece carga horária total de 24 horas. Diversas instituições de ensino dos três municípios participam do projeto.

Aprovados  – Estudantes do Ensino Médio Integrado em Agropecuária, Edificações e Informática do Campus Ouricuri do IF Sertão-PE obtiveram êxito no Sistema de Seleção Unificados (Sisu) e vestibulares de instituições privadas.

Boas ações  – Aconteceu nessa terça-feira (07), em Santa Cruz da Venerada, no bairro Asa Branca, uma jornada de ações integradas das secretarias de Saúde, Educação, Ação Social e Turismo. O evento acontece em sintonia com o dia mundial da saúde.

Preço salgado  – A diretoria do Salgueiro Atlético Clube acertou oficialmente nessa terça-feira (07) os valores dos ingressos para a partida do time contra o Flamengo, pela segunda fase da Copa do Brasil. Inicialmente serão disponibilizados 5.000 ingressos a “meia-entrada”, no valor de R$ 100,00, exclusivo para a área de torcedores do Carcará do Sertão.

Apelo ao PT – Ao presidir a Tribuna do Senado, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB/PE) pediu que o governo federal poupe, de possíveis contingenciamentos, obras importantes no setor hídrico, como a Transposição do Rio São Francisco, a Adutora do Agreste (PE), as Vertentes Litorâneas (PB) e o Cinturão das Águas (CE).

Poder , política e Bartidores II 08 DE ABRIL DE 2015

Por  Inaldo Sampaio – Coluna Fogo Cruzado

Paulo Câmara precisa estreitar suas relações com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, sem necessariamente virar tucano

O simples fato de ter-se encontrado ontem em São Paulo com o ex-presidente FHC foi positivo para Paulo Câmara. O governador de Pernambuco já fizera anteriormente uma visita de cortesia ao ex-presidente Lula e nada mais natural do que visitar também FHC, aproveitando uma viagem à capital paulista para reunir-se com empresários. FHC, goste-se ou não dele, é a voz mais lúcida que se ouve hoje no cenário político brasileiro. Analisa as grandes questões do país com responsabilidade e não fica torcendo pelo “quanto pior, melhor” como fazem políticos do seu próprio partido, inclusive aqui em Pernambuco. É com políticos com esse perfil que Paulo Câmara precisa estreitar suas relações, sem necessariamente virar tucano. FHC é o maior líder da oposição hoje no Brasil e age com tanta responsabilidade que já se dispôs a se encontrar com Lula e a presidente Dilma Rousseff para discutir uma agenda comum de interesse do país.

Os cem dias de governo

Depois de amanhã completam-se cem dias da presença de Paulo Câmara à frente do Palácio do Campo das Princesas. Nem o PSB nem o governo prepararam agenda comemorativa, pois a conjuntura econômica não recomenda comemorações. O governo só deve investir este ano ¼ dos recursos que investiu no último quatriênio de Eduardo Campos, fruto do seu distanciamento do Palácio do Planalto, e está enfrentando ameaça de greve de professores e policiais civis.

Comando – O deputado Claudiano Martins Filho perdeu a disputa interna no PSDB pelo controle do partido em Pernambuco, mas o chefiará em Garanhuns que é a maior cidade do Agreste Meridional. Para quem não lembra, o diretório garanhuense foi comandado no início da década de oitenta pela então deputada federal Cristina Tavares, que fez história no partido.

Assessor – A jornalista Andrea Pinheiro (ex-DP) assumiu ontem a assessoria de comunicação da Secretaria de Planejamento e Gestão a convite do deputado/secretário Danilo Cabral (PSB).

Audiência – Júlio Lossio (PMDB), prefeito de Petrolina, já foi recebido mais vezes em Brasília, este ano, por assessores de Dilma Rousseff, do que todos os secretários de Paulo Câmara, juntos.

Frente – Márcio Lacerda (PSB), prefeito de Belo Horizonte, assumirá hoje no DF a presidência da Frente Nacional dos Prefeitos em substituição a José Fortunati (PDT), prefeito de Porto Alegre.

Plano B – Caso prospere na cúpula do PTB a proposta de fusão com o Democratas (DEM), o deputado Augusto César vai propor a Armando Monteiro a migração dos petebistas, em bloco, para o PDT, que ele define como “partido-irmão”. O próprio Augusto conquistou seu 1º mandato pelo PDT.

Fora! – O PSDB de Pernambuco aderiu ao movimento “Vem pra rua” e está convidando a sua militância para os novos atos de protesto c ontra Dilma Rousseff no próximo domingo. O partido está doido para aderir ao “fora Dilma” e só não fez isto até agora para não se confundido com o “Fora FHC” dos petistas.

Recusa – Do jeito que o PMDB gosta de cargos, a recusa pelo deputado Eliseu Padilha (RS) do Ministério das Relações Institucionais em substituição ao deputado Pepe Vargas (PT-RS) chamou a atenção dos congressistas. Enquanto Pepe, ex-prefeito de Caxias do Sul, convive com Dilma desde o governo Olívio Dutra (1983-1986), Padilha não tem relações com ela e é egresso do governo FHC.

Líder – O vereador Marco Aurélio (SD) é o líder de fato do governo Geraldo Júlio na Câmara Municipal do Recife. Não tem medo de peitar a oposição e não deixa críticas sem resposta. E defende o governo com mais sinceridade e convicção que o líder de direito Gilberto Alves (PTN). Pelo que faz em defesa do prefeito e do governo municipal, o cargo de vice-líder para ele soa como bastante modesto.

Poder , política e Bartidores III – 08 DE ABRIL DE 2015

Por Claudio Humberto – Radar

08 de Abril de 2015

Lava Jato não incomoda donos de empreiteiras

Na gigante Camargo Corrêa, dois executivos foram presos e agora usam tornozeleiras, mas ninguém menciona que a empreiteira tem três controladoras: as irmãs Rosana, Renata e Regina, herdeiras do fundador Sebastião Camargo, falecido em 1994. Por serem acionistas, podem ter sido beneficiadas por dividendos do petrolão. Mas, como elas, escapa a maioria dos donos de empresas do cartel da Petrobras.

Blindagem

Uma intrincada estrutura mantém as irmãs Camargo longe da empresa, onde são representadas pela holding Participações Morro Vermelho.

Domínio do fato

A Lei Anticorrupção, que Dilma só regulamentou depois do bafo na nuca dos protestos do dia 15, prevê punição para donos de empresas.

Só executivos

Executivos da OAS como Leo Pinheiro, outra enrolada no Petrolão, estão presos há meses. Mas não se fala nos donos da empresa.

Na lista da Forbes

Dono da OAS, Cesar Mata Pires não é citado na Lava Jato e sim na lista de bilionários da Forbes em 2014 pela fortuna pessoal de R$ 3,6 bi.

PP arma operação para blindar Ciro Nogueira

Reunião da executiva nacional do PP com os diretórios regionais, nesta terça-feira (7), serviu para afinar o partido quanto a eleição da presidência da sigla no próximo dia 14. Ficou acertada a recondução ao cargo do senador Ciro Nogueira (PI), enrolado no Petrolão. Caciques ligados ao senador venderam a ideia que tirar Ciro do comando soaria como admitir a culpa do parlamentar no Petrolão.

Os conspiradores

A bancada do sul e o deputado Paulo Maluf (SP) tramam contra a recondução. Querem Ciro e Mário Negromonte fora do comando.

Mágoa antiga

Ciro e Maluf estão em guerra desde que o senador interveio no diretório paulista e afastou o deputado da presidência do partido.

Delatores

Ciro Nogueira foi apontado pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e pelo doleiro Alberto Youssef como beneficiário do Petrolão.

#menomeiadilma

O ex-deputado Henrique Alves voltou a perambular nos corredores de Brasília, ontem, à procura de quem faça Dilma nomeá-lo ministro. Toparia até substituir Pepe Vargas na articulação política.

A vez do vice

Discreto, político experiente e respeitado pelos colegas, o vice Michel Temer foi “escanteado” por Dilma durante anos. Perdida, ela finalmente confiou a ele a articulação política do governo.

E contra o roubo, nada?

A oposição ironizou a manifestação bancada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). “Quero ver protesto contra a roubalheira na Petrobras”, disse o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE).

O xis da questão

Apenas sindicalistas protestaram ontem porque a eventual substituição de funcionários de empresas por outros, terceirizados, fará essa pelegada perder a receita lotérica da contribuição sindical. É só isso.

Gim na oposição

Em conversa com ex-colegas na presidência do Senado, há dias, o ex-senador Gim Argello (PTB-DF) revelou-se desapontado com o governo Dilma. E recomendou aos governistas que se mudem para a oposição.

Rombo bilionário

A senadora Ana Amélia (PP-RS), que propôs a CPI dos fundos de pensão, recebeu estudo indicando que o déficit real do Petros, fundo de pensão dos funcionários da Petrobras, será de mais de R$ 12 bilhões.

Só love

Carlos Gabas (Previdência) explicava a exigência de 2 anos de união estável para habilitar-se a pensão, quando citou casados com mulher nova. E brincou: “Não quero que pensem que somos contra o amor”.

Boa nova

A presidente da Comissão Mista de Orçamento, Rose de Freitas (PMDB-ES), conseguiu do Ministério da Fazenda a garantia de que serão liberados R$ 523 milhões para concluir o aeroporto de Vitória – a última grande capital com aeroporto inacreditavelmente ruim.

Medo da rebordosa

O empresário José Lírio de Aguiar, de Brasília, já sabe por que o PT é contra reduzir a maioridade penal: “É que no final do governo Dilma, o PT completará 16 no poder e tem medo de punição exemplar”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here