Início Notícias Poder , Política e Bastidores I – 01 DE MAIO DE 2015

Poder , Política e Bastidores I – 01 DE MAIO DE 2015

634
alt

Por Roberto Gonçalves – O Tirinete

Assistência Social – Foi aprovado por unanimidade pelos vereadores da  Câmara Municipal de Araripina, o Projeto de Lei do Executivo nº 006/2015, que dispõe sobre os benefícios eventuais no âmbito da Política Municipal de Assistência Social do Município de Araripina, nos termos da Lei Federal nº 8.742. A votação ocorreu  na noite desta quinta-feira (30) durante a 4º Sessão do 2º Periodo.

Dinheiro na conta  – A prefeitura de Araripina segue seu compromisso com os servidores municipais, no dia do trabalhador, os servidores detodas as secretarias já estão com o dinheiro na conta.

Enfermagem – Prefeitura Municipal de Araripina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e ACESSUAS TRABALHO conquistam parceria com o SENAC para a realização do Curso Técnico em Enfermagem. O curso contará com período de 02 anos e será ministrado de segunda à sexta-feira das 19h às 22h.

Santa Cruz  – Acontece nos dias 1º e 2 de maio a Festa do Vaqueiro e Tropeiro de Santa Cruz, um dos mais tradicionais eventos da região do Araripe. Realizada pela prefeitura do município, a festa terá mais de 6 mil reais em prêmios.  Em sua 19° edição, o evento deve reunir gente de várias partes do estado. Os shows começam na sexta-feira (1), com a banda Prova de Amor, Raniere e Banda, além de Elenildo do Acordeon.

Santa Filomena – A Celpe está construindo uma nova rede elétrica entre as cidades de Ouricuri e Santa Cruz, onde ficará uma subestação de distribuição de energia. Ao mesmo tempo, em fase avançada de construção um ramal até Santa Filomena, uma das cidades que mais sofrem por causa das repetidas quedas no sistema elétrico.

Prevenção – Realizar ações em prol da prevenção de doenças e promoção de hábitos mais saudáveis tem sido uma das metas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) em Ouricuri. Neste sentido, o Núcleo ligado à secretaria municipal de saúde está promovendo a campanha “Alimentação saudável no auxilio e controle aos fatores de risco”.

Certificados – O câmpus Ouricuri do IF Sertão-PE certificou, nesta quarta-feira (29), 150 jovens dos municípios de Ouricuri, Santa Filomena, Exu, Flores, Santa Cruz da Baixa Verde, Araripina, Granito, Parnamirim e Serra Talhada, que concluíram o curso de Captação e Manejo de Água oferecido na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) através do Projeto Escola das Águas pelo Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada) em parceira com a instituição de ensino.

Poder , Política e Bastidores II – 01 DE MAIO DE 2015

Por  Inaldo Sampaio – Coluna Fogo Cruzado

PSB com cara de PMDB

Sob o comando de Arraes e Eduardo Campos, o PSB conseguiu preservar uma certa unidade de pensamento. Havia aqui e acolá divergências pontuais, mas no geral marchava-se unido. Hoje, sob a presidência de Carlos Siqueira, não se sabe ainda qual o rumo doutrinário que o partido irá trilhar. O programa é o mesmo dos presidentes anteriores, mas a forma de lidar com a política mudou radicalmente. A proposta de fusão com o PPS, por exemplo, fará do partido uma federação de grêmios estaduais, assim como acorre hoje com o PMDB, que em cada estado da federação tem um dono. Se o PSB já não tinha unidade interna, com a incorporação do PPS terá três correntes distintas: uma (liderada pelo senador Fernando Bezerra Coelho) que luta para se reaproximar do governo, outra (liderada pelo ex-deputado Beto Albuquerque) que deseja esfolar Dilma e uma terceira (liderada por Paulo Câmara) que não quer ser governo nem oposição.

Caso se concretize a fusão com o PPS no próximo mês de junho, o Partido Socialista Brasileiro ficará dividido em três correntes

Kassab à espera do bote

Militantes históricos do PSB rejeitam a proposta de Roberto Freire para que o partido que surgir da fusão com o PPS passe a se chamar “PS 40”. Velhos socialistas como Roberto Amaral, João Capiberibe e Lídice da Mata reprovam preliminarmente essa sugestão. Até porque se o PSB sumir do mapa o ministro Gilberto Kassab (Cidades) se encarregará imediatamente de recriá-lo. Já recriou o PSD (Partido Social Democrático) e está recriando também o PL (Partido Liberal).

Comissão – Antes de Ricardo Teobaldo (PTB) assumir a relatoria da LDO na Comissão Mista do Orçamento do Congresso Nacional, dois pernambucanos brilharam naquele colegiado: Ricardo Fiúza (PP) e Sérgio Guerra (PSDB), ambos já falecidos. Roberto Magalhães também brilhou, mas como relator da “CPI dos Anões” que recomendou a cassação de oito deputados.

Matriz – Roberto Freire afirma que o PSB e o PPS (ex-PCB) representam a “matriz histórica” do pensamento de esquerda que surgiu no Recife nos anos 50 com Arraes e Pelópidas Silveira.

Inversão – Diz pesquisa do Instituto Sensus que se a eleição para presidente fosse hoje Aécio teria em Minas 57% dos votos e Dilma 15%. A petista o derrotou no 2º turno por 52% x 48%.

Vaias – Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB) receberam convite da Força Sindical para a festa de 1º de maio que haverá hoje em SP. Mas quem se disputar a discursar será vaiado.

O fim – O que ainda resta do PPS de Pernambuco não pretende botar terra na fusão com o PSB. Quinze anos atrás, acreditando no “projeto Ciro Gomes (foto)” para presidente da República, desembarcaram no partido João Lyra Neto, Fernando Bezerra Coelho, Elias Gomes e Pedro Eugênio. Hoje só resta Raul Jungmann.

Placa – O engenheiro e ex-presidente da União dos Estudantes de Pernambuco, Cândido Pinto, falecido em 2002, será homenageado pela Comissão Estadual da Verdade com uma placa na Ponte da Torre. Foi lá, em 1969, que ele levou um tiro na coluna, desferido por agentes da ditadura, que o deixou paraplégico até a morte.

Apoio – Para assumir a relatoria da LDO na Comissão Mista do Orçamento, Ricardo Teobaldo (PTB) teve o apoio do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), que já o chamou para uma conversa na próxima semana. Cunha gosta de trabalhar com jovens deputados. Foi quem indicou Hugo Mota (PMDB-PB), de apenas 25 anos, para presidir a CPI da Petrobras e monitora os passos dele à distância.

Pacote – O Nordeste está praticamente excluído do pacote de concessões que Dilma Rousseff proporá à iniciativa privada ainda neste mês de maio. Salvo o Aeroporto de Salvador e um dos lotes do Arco Metropolitano (Pernambuco), todas as outras concessões serão no Sul, Sudeste ou Centro Oeste. Sem dinheiro para tocar o governo, Dilma entregará à iniciativa privada portos, aeroportos, rodovias e ferrovias.

Poder , política e Bartidores III – 01 DE MAIO DE 2015

Por  Por Claudio Humberto – Radar

01 de Maio de 2015

‘Conterrâneos’ rejeitam o governo Dilma: 79,4%

Os “conterrâneos” de Dilma (ela é mineira, mas fez carreira política no Rio Grande do Sul) estão tão infelizes com seu governo quanto em qualquer outro Estado. Pesquisa do Instituto Paraná revela que 79,4% dos gaúchos repudiam o atual governo. Para 81,8% dos eleitores entrevistados, a corrupção na Petrobras é o maior escândalo da história e 85,9% não têm dúvidas de que Dilma sabia da roubalheira.

Abrangência

O Instituto Paraná ouviu 1.340 eleitores em 80 municípios gaúchos de 24 a 27 de abril. A pesquisa completa está no DiariodoPoder.com.br

‘Não sabia’ não cola

Apenas 9,7% dos gaúchos acham que Dilma, presidente do Conselho de Administração da Petrobras por oito anos, não sabia da corrupção.

Declínio contundente

Se as eleições fossem hoje, 53,3% dos 3 milhões de eleitores que escolheram Dilma, no Rio Grande do Sul, votariam em outro candidato.

Decepção generalizada

Para a maioria dos gaúchos (78,2%), o desempenho de Dilma é ainda pior do que a expectativa. Já 15,8% esperavam tudo o que aconteceu.

Blocão do impeachment fala em parlamentarismo

Partidos da oposição marcaram para quarta-feira (6) reunião conjunta para definir o rumo da próxima ofensiva contra o Planalto. Devem participar os líderes no Senado e na Câmara do DEM, SD, PSDB e PPS. A coalizão avalia que, neste momento, a chance de sucesso de um pedido de impeachment ainda é pequena, e vai discutir a aceitação de uma Emenda Constitucional para instituir o parlamentarismo.

Estratégia

Líderes do bloco consideram que Dilma ensaia uma recuperação e que é mais fácil aprovar a emenda constitucional do parlamentarismo.

O líder

O senador Aécio Neves está à frente do grupo pró-parlamentarismo. Pediu mais tempo para levar uma posição consolidada do PSDB.

Baixa

O PPS, que vai se fundir com PSB, deve desembarcar da empreitada. A desistência do impeachment foi imposta pelo PSB para a fusão.

Viva o lobby

Logo após a decisão do presidente da Câmara de instalar catracas na entrada para restringir o acesso de lobistas ao plenário, parlamentares organizam a criação de uma “Frentona” para a ideia não sair do papel.

Dificuldades

O advogado Luiz Fachin faz corpo-a-corpo no Senado para obter aval à sua indicação para o Supremo Tribunal Federal. Mas ele certamente já percebeu a dificuldade. Sua sabatina até foi adiada por uma semana.

Contra o PMDB do Senado

O ministro Henrique Eduardo Alves (Turismo) decidiu demitir Alberto Alves, o secretário-executivo. Não há motivo, exceto o fato de Alves ter sido indicado pelo líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE).

Como zumbi

O ex-presidente da estatal Transpetro Sérgio Machado perambulou em Brasília esta semana. Teve dificuldade de falar até com o padrinho Renan Calheiros, que o sustentou no cargo por cerca de doze anos.

Tô fora, malandro

Michel Temer pediu a aliados para desestimular o impeachment contra Dilma. Ele diz que assumiria o país com “cheiro de golpe”. A situação econômica é outro motivo que o afasta da ideia de suceder Dilma.

Morcego ou beija-flor

Em debate na Comissão de Agricultura do Senado, nesta quinta, o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) disse que o governo deve aplicar o ajuste fiscal na dose certa, sob pena de criar morcego ao invés de beija-flor. Moka é conhecido por usar ditos populares em suas falas.

Carteirada

Nesta semana, a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) deu bronca em um garçom no cafezinho. Ao pedir seu almoço, a distinta parlamentar disparou: “Ei, senador tem preferência, e precisa sair logo”.

Fique calmo

Debochando de manifesto dos senadores do PDT, o ex-ministro Carlos Lupi tranquilizou o ministro Manoel Dias (Trabalho), por ele indicado. O ex-ministro garantiu que tentará preservar sua boquinha no governo.

Trabalhar, que é bom…

Celebra-se o Trabalho, neste 1º de maio, mas pegar no pesado é coisa que o governo do Partido dos Trabalhadores não faz há 120 dias.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here