Início Notícias Plano de Desenvolvimento é apresentado a prefeitos do polo gesseiro pelo MPT-PE

Plano de Desenvolvimento é apresentado a prefeitos do polo gesseiro pelo MPT-PE

473
Foto: reprodução

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco reuniu-se com representantes dos municípios do polo gesseiro do Araripe – Araripina, Bodocó, Ouricuri, Trindade e Ipubi. O encontro aconteceu no último dia 31 de agosto nas instalações da Faculdade de Formação de Professores de Araripina (Fafopa). Representaram o MPT a procuradora-chefe, Ana Carolina Ribemboim, e o vice-procurador-chefe e coordenador do Grupo de Trabalho (GT) do Gesso, procurador do Trabalho Rogério Sitônio.

Durante o encontro, os procuradores apresentaram o Plano de Desenvolvimento Local (PDL) Gesso 2030, lançado na semana passada, diretamente para as cidades integrantes do polo gesseiro. Também foi uma oportunidade de conseguir a adesão dos municípios que ainda não haviam aderido ao GT 2030 – Bodocó, Ipubi e Trindade.

Participaram da reunião os prefeitos de Araripina, Raimundo Pimentel; de Bodocó, Otávio Augusto Cavalcante; e a prefeita de Trindade, Helbe Rodrigues. A primeira dama e secretária de Assistência Social de Ouricuri, Ana Karoline Barros, representou o município, enquanto José Silvino de Souza representou a Prefeitura de Ipubi.

O ‘PDL 2030: Promoção do Trabalho Decente na Atividade Gesseira e do Desenvolvimento Econômico Local no Araripe’ foi desenvolvido a partir de um diagnóstico robusto sobre o processo produtivo do gesso, as diferentes relações de trabalho envolvidas e o contexto socioeconômico local. O diagnóstico partiu de estudo preliminar elaborado pela OIT e pelo MPT sobre desafios e avanços em relação à promoção do trabalho decente na região, responsável por cerca de 90% da produção de gesso do Brasil, e combinou levantamento e análise de dados secundários quantitativos e qualitativos, entrevistas semiestruturadas e workshops com diferentes atores locais – representantes da sociedade civil, trabalhadores, empresas e administração pública.

GT

Desde 2015, o MPT, por meio do GT do Gesso, acompanha a situação das condições de trabalho no Sertão do Araripe pernambucano, com o intuito de garantir melhorias no meio ambiente de trabalho no setor. O grupo atua por meio de inspeções, audiências públicas, assinatura de compromissos de ajustamento de conduta e ajuizamento de demandas coletivas contra empresas da região. Estima-se que o MPT já fiscalizou 288 empresas. Até o momento, foram contabilizados 249 acordos, entre judiciais e extrajudiciais, e arrecadados cerca de R$ 500 mil, em pagamento de indenizações coletivas. Essa iniciativa do órgão ministerial, em conjunto com as instituições parceiras, já beneficiou mais de 3.500 trabalhadores de modo direto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here