Início Notícias Picos-PI: Município é surpreendido com volumes chuvosos de 160mm neste domingo

Picos-PI: Município é surpreendido com volumes chuvosos de 160mm neste domingo

48
Foto: reprodução

A cidade de Picos receberá, nesta segunda-feira, 30, uma equipe da Defesa Civil do Piauí para avaliar os estragos causados pelas chuvas intensas que atingiram o município na madrugada e início da manhã deste domingo.

De acordo com o climatologista Werton Costa, um vorte ciclônico de altos níveis trouxe muitas instabilidades para a região, resultando em volumes chuvosos expressivos. Essas chuvas ultrapassaram significativamente a média esperada para todo o mês de dezembro, que era de 84 milímetros, causando alagamentos, inundações e deslizamentos de terra em diversas áreas da cidade, como os bairros DNER, Junco, São José, Bomba, Ipueiras, Canto da Várzea e o Centro.

“O município de Picos foi surpreendido nesta manhã de domingo com volumes chuvosos expressivos, oscilando entre 130 a 160 milímetros, evento esse considerado com alto grau de risco ou de severidade,” afirmou Werton Costa.

Devido ao alto grau de risco hidrológico, geológico e geomorfológico que Picos comporta, a Defesa Civil do Estado acionou um gabinete de crise, envolvendo a Secretaria de Infraestrutura (C-INFRA), a Secretaria de Assistência Social (SASC), a Defesa Civil e a Coordenação de Governo (C-GOV). Uma equipe de engenheiros foi enviada para uma vistoria preliminar dos danos e, na manhã de segunda-feira, assistentes sociais farão um acompanhamento das famílias impactadas.

Segundo Werton Costa, embora haja previsão de chuva para a segunda-feira, não são esperados novos desastres. “O cenário no presente é de estabilidade. Haverá uma chuva, segundo a previsão, mas sem grandes impactos. Porém, nos próximos dias, segue a condição de tempo firme ou abafado. A Defesa Civil está monitorando para dar as informações para os cidadãos piauienses para garantir uma virada de ano com segurança”, concluiu. (Portal Cidades na Net)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here