Crescimento apresentado pelo Estado foi maior do que o nacional
O Governo de Pernambuco anunciou o crescimento de 4,9% no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado entre os meses de julho e setembro de 2024, quando comparado ao mesmo período do ano passado. O crescimento foi maior do que o apresentado no Brasil, que no terceiro trimestre apresentou alta de 4%.
De acordo com levantamento da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), o setor que mais influenciou no aumento foi Agropecuária, com alta de 11,4%. Os outros setores que também receberam destaque foram os da Indústria (5,3%) e dos Serviços (3,2%). Com estes dados, Pernambuco tem a expectativa de alcançar, em 2024, o maior crescimento econômico dos últimos 15 anos.
O crescimento do PIB foi celebrado pela governadora Raquel Lyra durante congresso promovido pela União dos Vereadores de Pernambuco (UVP). “Depois do terceiro mês consecutivo de grande geração de emprego, chegando ao primeiro lugar no Nordeste na geração de emprego de carteira assinada, a gente comemora o crescimento de 4,9% do PIB no último trimestre. Isso não é fruto do acaso, é fruto de muito trabalho”, afirmou a gestora.