A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (9), a segunda fase da Operação Jogada Ensaiada, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada à manipulação de resultados em partidas de futebol. O ponto inicial desta segunda etapa foi na cidade de Aracaju, em Sergipe, e acabou refletindo em buscas e apreensões em várias cidades do país, sendo uma delas em Pernambuco, no município de Igarassu.
Ao todo, 60 agentes da PF se dividiram na ação para executar 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de Aracaju/SE, Araguaiana/TO, Assu/RN, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campina Grande/PB, Fortaleza/CE, Igarassu/PE, Rio de Janeiro/Rj e as cidades paulistas de São Paulo e Sumaré. Em cada local, as equipes de investigação foram direcionadas para as residências de empresários, jogadores de futebol e pessoas envolvidas no esquema.
A operação teve sua primeira fase iniciada em outubro de 2022, com buscas originalmente em alvos do cenário do futebol sergipano. No entanto, ao analisarem os materiais apreendidos, foi descoberta a existência de um esquema maior, com alcance nacional. Foi apurado na época, que empresários de jogadores, apostadores e dirigentes mantinham conversas que indicavam manipulação de resultados de partidas visando o lucro ilegal em plataformas de apostas online. Estima-se que a atividade ilícita movimentou R$11 milhões.
Até o momento, a prática fraudulenta foi implementada em diversos campeonatos estaduais, como também nas séries D e C do campeonato brasileiro.