As urnas do último domingo (7) confirmaram que Petrolina continua sendo a cidade do interior com maior força política, com um senador eleito em 2014 (Fernando Bezerra Coelho, hoje no MDB), dois deputados federais (Gonzaga Patriota e Fernando Filho) e três estaduais: Lucas Ramos (PSB), Dulcicleide Amorim (PT) e Antonio Coelho (DEM).
Lucas Ramos (PSB) foi o mais votado dos três com 62.968 votos, seguido por Antonio Coelho (DEM) com 44.277 e Dulcicleide com 22.359 votos.
Isso mostra que o eleitor de Petrolina mantém a velha tradição, inaugurada na década de 50, de privilegiar os “candidatos da terra”.
Já Caruaru manteve Wolney Queiroz (PDT) na Câmara Federal e elegeu três estaduais: Tony Gel (MDB), José Queiroz (PDT) e o delegado Erick Lessa (PP).
Enquanto isso, estão sem “deputados da terra” municípios como Ouricuri, Salgueiro, Arcoverde, Pesqueira, Belo Jardim, Bezerros, Garanhuns, Paulista, São Lourenço da Mata, Igarassu e Goiana, dentre outros, Todos eles já tiveram representantes na Assembleia Legislativa.
Por outro lado, Ipojuca continuará com dois deputados (Simone Santana e Romero Filho), Santa Cruz do Capibaribe também com dois (Alessandra Vieira e Diogo Moraes) e Vitória de Santo Antão com três (Joaquim Lira, Aglailson Victor e Henrique Queiroz Filho).