A pesquisa do Instituto Paraná que trouxe a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), na 6ª posição entre os 10 governadores do país mais bem avaliados pela população das capitais brasileiras e a melhor posicionada no Nordeste. Em Recife, ela tem 63,1% de aprovação, principal colégio eleitoral do Estado.
Uma análise precisa ser feita diante desse cenário. Primeiro, a lua de mel com a nova governante, após um ciclo de 16 anos do mesmo grupo político, ainda existe. Depois, ratifica as ações dela, fica evidenciado que o timing da classe política – que por ora faz críticas ao Governo – não reflete ou não ainda chegou à população como um todo. Apenas setores e classes, como recentemente os professores.
Portanto, a estratégia que vem sendo adotada pela governadora nestes primeiros seis meses do seu Governo vem dando certo, segundo a pesquisa Paraná. O índice acima de 60% a projetou como a melhor governante do Nordeste e sexta no País, destaque que muitos outros governadores nordestinos também estão no primeiro mandato. Por fim, esses números precisam ser comemorados pelo Palácio e que ganha tempo para virar a chave após um semestre de transição. (Blog do Elielson)