O instituto Conectar, contratado pelo diretório Nacional do Democratas, realizou uma pesquisa de opinião para mensurar a aceitação dos nomes dos pré-candidatos a prefeito no Recife, na largada da disputa eleitoral deste ano.
O levantamento mostra uma disputa ‘embolada’ nesta etapa inicial da corrida eleitoral com ao menos cinco candidatos próximos numericamente, à esquerda e à direita do espectro político. A margem de erro da pesquisa é de 3,5%.
A pesquisa testou três cenários distintos.
O primeiro deles teve oito nomes, com João Campos (PSB), Mendonça Filho (Democratas), Daniel Coelho (Cidadania), Marília Arraes (PT), Patrícia Domingos (Podemos), Túlio Gadelha (PDT), Alberto Feitosa (PSC) e Charbel Maorun (Novo).
Neste primeiro cenário, o socialista João Campos desponta na frente, com 16%, mas empatado tecnicamente com Mendonça Filho e Daniel Coelho, com 14% cada. No limite da margem de erro, ambas com 12% aparecem Marília Arraes e Patrícia Domingos. Túlio Gadelha, que ainda batalha para confirmar o nome no PDT, teria 4%. O deputado estadual Alberto Feitosa, aliado de Anderson Ferreira e André Ferreira, teria 2% e o candidato do Novo, Charbel Maroun 1%. Brancos e nulos somam 20%. 6% não sabe ou não respondeu.
No segundo cenário testado, sem os candidatos Daniel Coelho, Patrícia Domingos e Túlio Gadalha, o socialista ampliaria a liderança para 24%, mas ainda ficaria empatado tecnicamente com os candidatos Mendonça Filho, que subiria para 22% das intenções de voto, além de Marília Arraes, que apareceria com 21%, Neste cenário, Feitosa subiria para 5% e Charbel teria 1%.
No terceiro cenário, sem os candidatos Mendonça Filho, Patrícia Domingos e Túlio Gadelha, o candidato do PSB João Campos manteria a liderança, com 24%, mas ainda empatado tecnicamente. Neste quadro, a candidata do PT passaria para o segundo colocação, com 22%, empatada tecnicamente com João Campos. No limite da mardem de erro, Daniel Coelho, do Cidadania, teria 20% das intenções de voto. Brancos e nulos subiria para 25%, enquanto Feitosa (3%) e Charbel (2%) não seriam favorecidos.
Candidato do PRTB anuncia nome hoje
O pré-candidato do PRTB, Marco Aurélio, ficou de fora dos cenários. Nesta segunda, durante coletiva de imprensa com participação de Levy Fidelix, Presidente Nacional do PRTB, o deputado estadual oficializa a disputa pela Prefeitura do Recife, nesta segunda-feira, às 12:30h.
Dados da pesquisa
A coleta das entrevistas foi realizada entre os dias 01 de 03 de agosto e foram realizadas 800 entrevistas com eleitores do Recife.
A margem de erro máxima estimada da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os totais apresentados.
O nível de confiança é de 95%.
A pesquisa foi registrada sob o número 05458/2020. (Fonte: Blog do Jamildo)