Início Notícias Pesquisa: João está bem, mas Raquel também tem chance

Pesquisa: João está bem, mas Raquel também tem chance

60
Foto: reprodução

Do Blog do Magno

O economista e analista político Maurício Romão analisou os dados da pesquisa Real Time/Big Data (RTBD), divulgada na última quinta-feira (10) pela TV Guararapes/Record. Os números mostram João Campos (PSB) isolado na liderança das intenções de voto para o Governo de Pernambuco. O prefeito do Recife aparece com 67% no cenário estimulado, o que representa o triplo dos 22% contabilizados pela governadora Raquel Lyra (PSD). Para Romão, a pesquisa espelha o resultado já detectado por outros institutos: uma larga vantagem de João Campos em intenção de votos sobre a governadora Raquel Lyra. “Se a eleição fosse hoje, a disputa estaria decidida”, comentou.

Maurício Romão, no entanto, ponderou que falta um ano e meio até o pleito. “A sociedade ainda não está totalmente voltada para as questões eleitorais (isso normalmente aparece nos altos percentuais de indecisos da pergunta espontânea, que, infelizmente, não foi disponibilizada pela pesquisa RTBD). Um dado importante que a pesquisa RTBD apresentou foi o da aprovação da governadora. Os números não são exuberantes, mas são razoavelmente expressivos. Outros institutos mostraram a mesma coisa”, explicou Romão.

A aprovação de um incumbente é o indicador mais forte da possibilidade de sua reeleição, segundo Maurício Romão. “Não é algo inexorável, mas, no geral, se a aprovação é baixa, as chances de reeleição do incumbente são muito reduzidas. Se a aprovação é razoável, mediana, o incumbente torna-se competitivo. Se a aprovação é alta, o incumbente é favorito. Mas não resta dúvida de que o prefeito, neste momento, exibe números bastante exuberantes”, explicou Romão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here