Atenção criador. Os rebanhos em Pernambuco devem ser vacinados contra a febre aftosa até 30 de novembro. Devem ser imunizados todos os bovinos e bubalinos com até dois anos de idade. Essa é a segunda etapa da campanha, que teve início no dia 1º de novembro.
De acordo com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro), os animais com mais de dois anos devem ser apenas declarados. O criador precisa comprar a vacina em uma loja e depois fazer a declaração da imunização. O órgão estima que 526.792 animais precisam ser protegidos.
“A atualização cadastral é de extrema importância para as atividades desenvolvidas pela Adagro, pois por meio dela podemos planejar melhor nossas atividades e agir com maior rapidez em caso de foco de alguma doença”, explicou o Presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.
A Adagro faz um alerta: quem deixar de declarar o rebanho pagará multa de R$ 300,00. No caso de não imunização, a penalidade é de R$ 60,00 por animal. Outra consequência é a proibição de tirar a Guia de Trânsito Animal (GTA).