O anúncio foi feito no final da tarde desta terça-feira pelo secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
JC Online / Foto: reprodução
Dentro do total de R$ 230 milhões que o governo federal acaba de anunciar para os Estados investirem em melhorias no sistema prisional, R$ 10,8 milhões virão para Pernambuco.
O anúncio foi feito no final da tarde desta terça-feira pelo secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, em telefonema ao blog. Segundo Eurico, o valor será investido na aquisição de tornozeleiras eletrônicas, bloqueadores de celular e scanners corporais. A carência de equipamento é notória no sistema prisional do Estado.
Secretários de segurança pública e de justiça de todo País participaram, hoje, de uma reunião com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, em Brasília. No encontro, foi decidida a criação de um conselho para estudar ações integradas de inteligência que visem controlar o caótico quadro do sistema prisional no País.
RAPIDEZ
Eurico explicou que vai pedir celeridade ao Tribunal de Contas da União (TCU) na utilização dos recursos. “É preciso aplicar rapidamente esse dinheiro. Estamos estudando pedir inexigibilidade ou até mesmo dispensa de licitação”, comenta. O sistema prisional do Estado é o mais superlotado do País, de acordo com o próprio Ministério da Justiça, e o quarto maior em população carcerária absoluta.