Após três meses seguidos de aumento, Pernambuco conseguiu alcançar uma redução no número de mortes violentas. No mês de outubro, 273 pessoas foram vítimas de assassinatos. No mesmo período do ano anterior, foram 295. A queda foi de 7,4%.
De acordo com as estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS), a redução das mortes violentas no Estado foi possível graças à queda registrada nos municípios do interior. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), os crimes contra a vida seguem em alta desde julho – elevando o alerta para a necessidade de ações que interrompam o avanço da criminalidade.
A redução mais expressiva aconteceu na região do Agreste, onde a polícia somou 53 assassinatos em outubro deste ano. No mesmo período de 2022, foram 80.
No Sertão, 33 mortes foram registradas. Somente duas a menos. Já na Zona da Mata, o número caiu de 54 para 50.
Na RMR, a polícia somou 137 assassinatos. O aumento foi de 8,7% em relação a outubro de 2022, quando 126 pessoas foram mortas.
Quando se fala em mortes violentas, como elas atualmente são classificadas pela SDS, estão sendo englobados os crimes de homicídios, latrocínios, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e óbitos decorrentes de intervenções policiais.