A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco comemorou uma redução de 17% no número de assassinatos no Estado entre a 0h da quinta-feira (8/02) até 23h59 da terça-feira (13/02). Ao todo, 68 pessoas perderam a vida. No mesmo período do ano anterior, foram 82.
Em relação aos roubos em focos de folia, a SDS afirmou que o número de boletins de ocorrência registrados diminuiu 40%. No ano passado, 910 queixas foram somadas. Já em 2024, foram 550.
Por causa da abertura do Carnaval no Recife e em Olinda, que ocorreu na noite da quinta-feira, a SDS decidiu, pela primeira vez, contabilizar as estatísticas de violência a partir desse dia. Normalmente, o estudo era feito a partir do Sábado de Zé Pereira.
De acordo com a SDS, em dois dias de Carnaval houve aumento das mortes violentas intencionais no Estado. No sábado, 13 pessoas foram mortas – sendo uma a mais do que no mesmo período do ano passado. Já na terça-feira, 12 vítimas foram contabilizadas, também uma a mais que em 2023.
Na quinta-feira e sexta-feira, dias em que a maioria dos municípios não contou com festas de Carnaval, houve redução dos índices de violência. Na sexta, por exemplo, a queda foi de 42%.