Com o objetivo de marcar posição em prol da luta por mais e melhores moradias populares, os pré-candidatos pelo PSB a deputado federal, Pedro Campos, e a deputado estadual, Sileno Guedes, se reuniram com 11 movimentos ligados à questão da habitação.
“Estamos sempre com as portas abertas para os movimentos e queremos construir a unidade em torno do projeto da Frente Popular. Reafirmamos o nosso compromisso com essa luta justa por moradia e acreditamos que os próximos anos podem ser de recuperação das políticas habitacionais em todo o território nacional”, destacou Pedro Campos.
Além disso, o pré-candidato lembrou as conquistas históricas da luta por habitação, que remontam ao apoio dos ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos em locais como Roda de Fogo e até mesmo a melhorias obtidas em Santo Amaro, bairro onde a infraestrutura adequada chegou em diversas localidades através de ruas calçadas, saneamento e água encanada.
Pedro lembrou que a sua primeira experiência de trabalho com carteira assinada ocorreu em uma empresa que construía habitações para o Minha Casa, Minha Vida. “Já tinha a experiência de iluminação pública em período de intercâmbio na França e ajudei na implantação de LED nos loteamentos do programa”, falou, destacando a melhoria na qualidade de vida a partir de ações estruturais e complementares à construção das habitações.
“Moradia é um direito social, assim como acontece com educação e saúde. Vamos cobrar os recursos ao Governo Federal para que esse direito seja validado porque o déficit habitacional do Brasil já chega a quase 6 milhões de moradias”, acrescentou, lamentando o esvaziamento de recursos para habitação popular no país, com os investimentos passando de R$ 1 bilhão na época do MCMV para somente R$ 27 milhões no Casa Verde e Amarela.
“Podem contar com o nosso movimento. Vamos trabalhar fortemente, 24 horas por dia, para ajudar a levar a mensagem de apoio a esse grupo político”, salientou Alexandre, criador e coordenador do MLM.
“Está dado o recado e o apelo para que a gente faça um debate permanente sobre esse tema não apenas durante o período eleitoral, mas durante os próximos anos. Vocês contam com a gente. O compromisso está renovado”, concluiu Sileno Guedes.
Os movimentos participantes da reunião foram: MRMD (Movimento Raiz por Moradia Digna), MTSC (Movimento dos Trabalhadores Sem Casa), MLTT (Movimento de Luta por Teto, Terra e Trabalho), MLM (Movimento de Luta pela Moradia em Pernambuco), OLMT (Organização, Luta, Moradia e Teto), MLST (Movimento de Liberdade Sem Teto), OMLM (Organização de Mulheres por Luta por Moradia), LPMD (Luta por Moradia Digna), OLMD (Organização e Luta por Moradia Digna em Pernambuco), (MPMD) Movimentos pela Moradia Digna e MMDM (Movimento Mulheres ao Direito de Moradia).