A 5° Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres teve inicio na quarta-feira (30), no Hotel Canarius em Gravatá. Seiscentas e vinte mulheres, representantes de cada município pernambucano, participam do evento, contribuindo para desenvolver e melhorar as ações que envolvem o protagonismo da mulher, sendo Pernambuco o único estado brasileiro que acompanha o calendário das Conferências Municipais do país.
A Secretária da Mulher Silvia Cordeiro, em sua fala ressalta a importância da participação dos municípios em promover os direitos das mulheres. “Não existe política para as mulheres sem a participação dos municípios e a missão da Secretaria é promover os direitos das mulheres, isso só foi possível porque a gente universalizou cada cidade com organismo municipais de políticas públicas para as mulheres, esse é o nosso diferencial” ressaltou .
As propostas enviadas pelos municípios do Araripe em sua maioria foram referendadas nas discussões dos grupos e na plenária final, a Delegacia da Mulher foi a que mais recebeu destaque. Representará o Araripe na Conferência Nacional que está prevista para os dias 24 a 27 de novembro de 2020 em Brasília as Gestoras Marizinha Brasilina de Santa Filomena e Elisângela Barros de Santa Cruz e as Sindicalistas Antônia de Ouricuri e Renata presidente do STR de Santa Filomena.
A solicitação da delegacia da mulher na região do Araripe foi escolhida como prioridade na região e levada a conferencia estadual e também será apresentada na conferencia federal.