Início Notícias Pecuária brasileira passa por pior crise dos últimos anos

Pecuária brasileira passa por pior crise dos últimos anos

550
Foto: reprodução

Enquanto arroba do boi recuou 25%, corte bovino teve queda de 5%, indica consultoria HN Agro

mercado do boi gordo passa por uma das piores crises da história. Em 12 meses, o preço da arroba do animal pago ao pecuarista já acumula uma queda de 25%. Esse recuo é o maior para o período em pelo menos uma década. Dados da consultoria HN Agro indicam que, apesar da forte queda, o preço da carne bovina ao consumidor final não acompanhou a desvalorização na mesma proporção e a picanha caiu apenas 5%. Saiba mais sobre a pecuária e preço da carne ao consumidor no bate-papo com o diretor da HN Agro, Hyberville Neto.

Em relação à queda de preços, as variações realmente são bem mais fortes do que as observadas nas últimas décadas. Se a gente considerar o preço de janeiro a agosto, a gente teve uma queda de 19% e pelo menos desde 1998 é a maior queda para o intervalo. E por que isso aconteceu? Isso aconteceu pelos investimentos ocorridos na pecuária entre 2020 e 2021, principalmente 2019 e 2021. Com os preços em alta, o preço do bezerro remunerando bem o criador e isso gerou uma retenção de fêmeas para aumentar a produção. Só que a hora que essa produção chegou ao mercado em 2022, diminuiu a atratividade da atividade e o produtor começou a mandar mais fêmeas para o gancho, aumentando a oferta de carne e esse cenário tem tem sido observado desde 2022 e continua agora em 2023 gerando esse esse adicional de oferta e pressão ao longo da cadeia como um todo.

Tipicamente, a segunda metade do ano tem menos oferta do gado oriundo de pastagem e a gente tem uma importância maior do gado vindo de confinamento. Então eu diria que ainda a gente deve ter uma oferta incomodando do ponto de vista de precificação ao longo do ano. Só que paralelamente, a gente costuma ter um consumo, um escoamento um pouco melhor na segunda metade do ano tanto para as exportações como no mercado doméstico. Então e não diria que a gente deve ter um mercado frouxo até o final do ano necessariamente, mas nós já esperávamos que esse mercado estivesse encontrado esse esse fundo de poço há algum tempo, então está difícil de realmente definir ou esperar de maneira mais clara a hora que esse mercado vai encontrar esse fundo de poço. (Hora H do Agro)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here