Início Notícias PE homologa edital para implantação de sistemas de abastecimento d’água ao longo...

PE homologa edital para implantação de sistemas de abastecimento d’água ao longo dos ramais da transposição

795
Foto: Arquivo Blog do Roberto

Segundo o secretário Dilson Peixoto, o PISF prevê a implantação de 42 sistemas simplificados de abastecimento, beneficiando 12 mil pessoas

Foto: divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) de Pernambuco homologou nesta terça-feira (19), o resultado da licitação para construção dos sistemas de abastecimento d’água do Programa de Integração do São Francisco (PISF).  O programa contempla obras complementares à transposição do Rio São Francisco, que vão beneficiar 12 mil pessoas residentes em comunidades localizadas a até cinco quilômetros das margens dos canais Norte e Leste da transposição. A previsão é que as obras sejam concluídas num prazo de até 24 meses após assinatura da ordem de serviço.

Com um investimento total de pouco mais de R$ 45 milhões, o programa prevê a implantação de 42 sistemas simplificados de abastecimento, beneficiando 108 localidades, entre assentamentos, comunidades rurais e quilombolas. “As comunidades beneficiadas vivem hoje em situação de extrema precariedade do ponto de vista hídrico e passarão a contar, com a implantação desses sistemas, com água tratada nas torneiras de suas residências”, destacou o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto (foto).

Executado com recursos da União, o programa beneficiará comunidades nos municípios de Floresta, Cabrobó, Parnamirim, Verdejante, Betânia, Custódia, Salgueiro, Terra Nova, Mirandiba e Sertânia (todas no Sertão do Estado). “Além da implantação, o programa abrange também a operação, gestão e manutenção dos sistemas. Em um segundo momento, será definido o modelo de gestão desses sistemas“, explicou o secretário.

Ainda segundo Dilson Peixoto, os sistemas de abastecimento são fundamentais para o aproveitamento das águas dos canais da transposição do São Francisco, melhorando as condições de vida da população do semiárido pernambucano, ajudando a fixar o homem no campo e contribuindo para o desenvolvimento de uma maior variedade de culturas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here