Governador de Pernambuco fez pedido durante encontro dos gestores nordestinos no Piauí.
Do JC Online
Presente ao 4º Encontro de Governadores do Nordeste realizado nesta sexta-feira (18) em Teresina, no Piauí, Paulo Câmara (PSB) voltou a cobrar do governo federal o aval para que Estados possam buscar empréstimos junto a instituições de financiamento. O acesso às chamadas operações de crédito foi cancelado pela gestão Dilma Rousseff (PT) e a decisão tem sido questionada pelo socialista. Ele, inclusive, já havia feito esse pedido ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, durante uma audiência em junho.
“Queremos iniciar um processo (de operações de crédito) porque isso não é rápido e demora pelo menos um ano. Então, seria um desembolso para 2016, e nada avançou. Daqui a pouco teremos que discutir o desembolso para 2017. E vai, de fato, sacrificar os investimentos na região, que precisa de emprego. Esse investimento servirá para obras hídricas, que são fundamentais”, afirmou.
Paulo destacou que o acesso aos empréstimos não vai beneficiar apenas Pernambuco, mas também os demais Estados nordestinos. “Não tem um governador aqui que não esteja fazendo ajuste, economizando e cortando na própria carne. Buscando oferecer um equilíbrio necessário diante de um cenário econômico ruim”, disse.
O governador ressaltou que a presidente Dilma tem uma “dívida” com o Nordeste. “Não é nenhum segredo que é essa região foi que desequilibrou as últimas eleições. Foi o Nordeste que deu o resultado favorável ao atual governo”, argumentou, ressaltando que a União precisa ter uma atenção maior com os índices de desemprego na região.