Início Notícias Paulo Câmara assina Ordem de Serviço da Adutora de Serro Azul

Paulo Câmara assina Ordem de Serviço da Adutora de Serro Azul

901

A intervenção contará com um aporte de R$ 200 milhões, fruto de um convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e terá um prazo de execução de 15 meses

SEI / Foto: divulgação

Após acompanhar as atividades da Caravana da Educação na capital do Agreste, hoje, o governador Paulo Câmara autorizou, ainda no município, outra importante ação para o desenvolvimento local, desta vez, direcionada ao setor hídrico.

O gestor assinou a Ordem de Serviço (OS) para a implantação do Sistema Adutor a partir da barragem de Serro Azul, que terá capacidade para transportar 500 l/s, beneficiando cerca de 1,5 milhão de habitantes de dez cidades da região. A intervenção contará com um aporte de R$ 200 milhões, fruto de um convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e terá um prazo de execução de 15 meses.

Durante a solenidade, realizada no auditório do SENAC local, Paulo destacou os esforços que a gestão vem realizando para ampliar a oferta de água em todo o Estado. “Nós sabemos o quanto já sofreu o Agreste durante estes sete anos. Mas a gente se preparou, com planejamento, para que, mesmo ocorrendo a seca nos próximos anos, nós tenhamos obras estruturadoras que vão fazer com que as cidades não sofram mais com abastecimento. São 200 milhões de reais investidos na questão da água, tornando essa obra de Serro Azul fundamental aqui para Caruaru e municípios vizinhos. A previsão é de acabar com qualquer tipo de rodízio aqui na cidade”, frisou o governador.

O Sistema Adutor Serro Azul terá capacidade para transportar 500 l/s até o ponto de interligação com a Adutora do Agreste entre os municípios de Caruaru e Bezerros. Quando concluída, a adutora irá atender as cidades de Belo Jardim, Sanharó, Caruaru, Tacaimbó, São Bento do Una, São Caetano, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Bezerros e Gravatá. O equipamento será composto por quatro Estações Elevatórias de Água Bruta, inclusive Eletrocentros; 58 km de Adutoras, diâmetro de 700mm e 800mm; Sub-Adutora Toritama, com diâmetro de 300mm; By-Pass na Adutora do Agreste (BY PASS TP.TP1 e BY PASS EC.TP4); reservatórios com capacidade total de 4.500 m³; reservatórios hidropneumáticos; 28 km de Linhas de Transmissão Elétrica; além da automação do sistema.

A prefeita Raquel Lyra salientou o esforço do Governo de Pernambuco para atender a necessidade de se priorizar os investimentos na ampliação da oferta de água para a melhoria da qualidade de vida da população. “A gente precisa discutir sempre a primeira necessidade básica para a sobrevivência do ser humano, que é a água. E essa Adutora é muito importante para essa região. Então, parabéns ao governador e a toda sua equipe. O povo do Agreste de Pernambuco lhe agradece”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here