O candidato a governador de Pernambuco, Pastor Wellington (PTB), declarou que irá focar em Nanotecnologia, Biotecnologia, Novos Materiais, Fotônica, Energias Renováveis, Agrotecnologia e Ciências de Dados aplicada à Logística no caso de ser eleito. Ele diz que pretende transformar o estado num dos principais polos de tecnologia do país.
“Teremos a coragem de criar outros ‘Portos Digitais’ de Pernambuco em outras áreas de atuação”, declarou. Um dos passos será o fortalecimento do orçamento estadual para ciência, tecnologia e inovação, dentre outros meios, através do aumento do orçamento da Facepe. Além de centralizar na Facepe, a gestão dos fundos com obrigatoriedade de investimento em ciência, tecnologia e inovação, tais como oriundos da Lei de Inovação de Pernambuco (InovarPE), Prodepe, Proind e Proauto.
Pastor Wellington pretende realizar a mesma transformação econômica e tecnológica que ocorreu em Campinas e São Carlos, importantes cidades de São Paulo. “A proposta é criar em Pernambuco condições científicas e tecnológicas para tornar Pernambuco um importante polo de empresas de base tecnológica nas áreas onde nosso Estado tem reconhecido conhecimento científico”, declarou.