Um levantamento nacional divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta segunda-feira (13) mostrou empate técnico entre o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma eventual disputa presidencial em 2026. No principal cenário, Lula tem 34,5% contra 33,9% do adversário. Também são listados os nomes de Ciro Gomes (PDT), Pablo Marçal (PRTB), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Helder Barbalho (MDB). O estudo abrangeu 2.018 eleitores, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Sem Marçal na disputa, Bolsonaro lidera numericamente com 37,3%, contra 34,4% de Lula, configurando um empate técnico. Ciro Gomes (11,7%) e Ronaldo Caiado (5,4%) mantêm desempenhos similares. Na ausência de seu antecessor, que tenta reverter a inelegibilidade na Justiça, Lula vence todos os possíveis representantes da direita, incluindo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (34,5% contra 20,7%) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Republicanos (35,2% contra 25,3%). No cenário com Michelle, Pablo Marçal sobe para 11,5%, superando Ciro Gomes (12,9%).
A pesquisa também testou cenários sem Lula e Bolsonaro. Michelle lidera nos dois em que é listada. Tarcísio de Freitas aparece à frente em um deles, mas fica atrás de Ciro Gomes quando o nome de Fernando Haddad, atual ministro da Fazenda, é retirado. Além disso, o Paraná Pesquisas simulou duas hipóteses de segundo turno. Na primeira, Jair Bolsonaro supera Lula. Na segunda, o petista vence Michelle Bolsonaro.
O estudo mostrou variações importantes por região e perfil dos eleitores. No Sul, Bolsonaro se destaca com maior vantagem sobre Lula, enquanto no Nordeste o petista mantém a liderança. Entre os eleitores com ensino fundamental, Lula apresenta maior apoio (43,8%), enquanto Bolsonaro lidera entre eleitores com ensino médio (39,6%).