Início Notícias Para evitar fraude, concurso da Polícia Militar será monitorado pelo MPPE

Para evitar fraude, concurso da Polícia Militar será monitorado pelo MPPE

643
alt

altMais de 121 mil pessoas se inscreveram no concurso da PM. A concorrência média é de 81 para uma vaga.

Do JC Online

Para garantir a segurança do concurso público da Polícia Militar de Pernambuco, com inscrições o último domingo, o Ministério Público irá acompanhar todas as etapas das provas e a divulgação dos resultados. Reunião entre promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Capital, representantes das secretarias estaduais de Administração e de Defesa Social com integrantes do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE/Conupe), empresa organizadora do certame, definiu estratégias. No total, mais de 121 mil pessoas se inscreveram no concurso.

“Quem organiza um concurso dessa dimensão tem que estar disposto a adotar o maior número possível de medidas de segurança, sob pena de que haja questionamentos posteriores quanto à legalidade do certame. Isso não só causa muito prejuízo aos candidatos, como macula a imagem da empresa organizadora”, alertou a promotora Lucila Varejão. No último concurso da PM, em 2009, foram registradas várias denúncias de fraudes no que diz respeito à desorganização da banca, falhas no armazenamento e manuseio dos cadernos de prova e revista inadequada para coibir o uso de aparelhos eletrônicos.  “Não podemos admitir que volte a acontecer situação semelhante”, disse o promotor Eduardo Cajueiro.

Foi solicitado ainda que a comissão do concurso informe ao Ministério Público sempre que houver alterações no edital. “Também é importante termos diálogo franco sobre as medidas de segurança que serão adotadas para o armazenamento das provas e a fiscalização dos candidatos no dia da prova”, afirmou Cajueiro. O coordenador do IAUPE/Conupe, Gledeston de Melo, explicou as medidas adotadas durante as provas escritas. “Em relação aos cadernos de provas, já adotamos a prática de utilizar capas, de modo que o conteúdo das provas não é visível através do envelope. Além disso, aumentamos o número de detectores de metal no acesso ao prédio, aos banheiros e às salas de aula”, afirmou.

Respeito aos prazos

Três fases do concurso estão previstas: no dia 29 de maio acontecem as provas escritas. Os aprovados passarão pela etapa de teste de aptidão física entre 27 de junho e 18 de julho e, por fim, avaliação psicológica entre 30 de julho e 10 de agosto. Há 1,5 mil vagas disponíveis. O MPPE propôs que a IAUPE respeite os prazos previstos no edital para responder a recursos, fundamentando as respostas tanto no caso de deferimento como indeferimento de pedidos. Os exames físicos devem ser realizados apenas por profissionais especializados, a fim de garantir isonomia aos candidatos.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here