Início Notícias Papa proclama santos meninos mártires de Tlaxcala e canoniza 30 brasileiros

Papa proclama santos meninos mártires de Tlaxcala e canoniza 30 brasileiros

894

Papa Francisco celebra a canonização de 35 novos santos na Praça São Pedro, Vaticano

EFE/EPA/GIUSEPPE LAMI / Foto: reprodução

O papa Francisco proclamou neste domingo santos os três “meninos Mártires de Tlaxcala (México)”, assassinados entre 1527 e 1529 e canonizou os 30 “mártires do Rio Grande do Norte”, considerados os primeiros mártires do Brasil, assassinados em 1645, em uma cerimônia na Praça de São Pedro do Vaticano.

Francisco utilizou como é habitual a fórmula em latim para proclamar a santidade e pedir que fossem inscritos nos livros dos santos da Igreja.

Durante a cerimônia de hoje também aconteceram as canonizações do sacerdote espanhol Faustino Míguez (1831-1925), fundador do Instituto Calasancio Filhas da Divina Pastora e do capuchinho italiano, Angelo da Acri.

A cerimônia começou com o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, o cardeal Angelo Amato, que, acompanhado dos postuladores das causas, apresentou a Francisco a petição de canonização e leu uma pequena biografia de cada um.

Depois o papa pronunciou a fórmula em latim: “Após ter reflexionado largamente e invocado a ajuda divina, e escutando o parecer de muitos dos nossos irmãos bispos, declaramos santos os beatos…”

“E os inscrevemos no Catálogo dos Santos, e estabelecemos que em toda a Igreja sejam devotamente honrados entre os santos”, continuou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here