Fonte: Unsplash
Durante a 13ª edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, realizada em outubro deste ano, as palestras virtuais chamaram a atenção dos participantes. Foram cerca de 30 convidados que não estiveram presentes no Centro de Convenções, em Olinda, mas que mesmo assim participaram da conferência. Essa ideia de realizar eventos mais digitais é algo que começou em 2020, mas se consolidou neste ano. É uma tendência que acompanha o crescimento dos vídeos online, principalmente pela semelhança no uso da tecnologia, e mostra como os pernambucanos estão acompanhando essas mudanças.
A Bienal do Livro sempre foi um dos eventos mais tradicionais de Pernambuco, principalmente pelos convidados e palestrantes. Neste ano, o uso das novas tecnologias foi o que atraiu mais a atenção das pessoas. A ideia de realizar o evento também no formato digital, com as pessoas podendo acompanhar a palestra de casa, mostrou que a distância não é mais um empecilho para eventos como esse. Apesar de não ter divulgado números oficiais, os organizadores do evento garantem que tudo foi um sucesso.
Todos os eventos virtuais da Bienal do Livro foram transmitidos pela e-Bienal, uma plataforma criada para o evento em Pernambuco, e deve continuar sendo usada nas próximas edições. Além de funcionar como uma loja virtual, com livros e outros produtos à venda, o serviço também possui um sistema de streaming para a transmissão de palestras e entrevistas do evento. A ideia era usar o vídeo online para atrair o interesse dos usuários, e mostrar que os organizadores estão de olho nas principais inovações.
Após passados quase dois meses da realização, o evento ganhou muita importância em Pernambuco por mostrar que o estado está acompanhando as tendências digitais. Nos últimos anos, o investimento em tecnologia foi o foco em diferentes estados, mas acabaram sendo concentrados nas regiões Sul e Sudeste. A Bienal do Livro foi uma amostra de que o Nordeste também possui estrutura e tecnologia para realizar, por exemplo, eventos 100% online.
Vídeos online em alta
A tendência de realizar eventos digitais, principalmente com o uso de livestreaming, é crescente no Brasil. Não faltam plataformas e ferramentas que ajudam os usuários durante a transmissão, como é o caso da Twitch e do Facebook Live. Entretanto, não é apenas o streaming que está em alta, mas tudo que envolve vídeos online. As redes sociais mais populares, como o Instagram e o TikTok, estão abrindo espaço para esse formato.
No caso do YouTube, principal plataforma de compartilhamento de vídeos online, o crescimento no número de publicações também está ligado com a disponibilidade de ferramentas para os usuários menos experientes. O software intro maker, por exemplo, é focado em ajudar na criação do início de um vídeo. Atualmente, com a abundância de conteúdos disponíveis online, é essencial chamar a atenção logo nos segundos iniciais. Esse é um aspecto importante, pois a primeira imagem que se passa costuma ser a mais relevante, principalmente no audiovisual. Essa ajuda pode fazer muita diferença entre um conteúdo com pouca visualização, e outro com milhões de views em poucas horas.
Isso mostra que o avanço desses eventos digitais está ligado com o crescimento também dos vídeos online, seja o consumo ou até mesmo a criação. Isso explica porque o livestreaming está em alta, seja em eventos como a Bienal do Livro de Pernambuco ou até mesmo em shows transmitidos nas redes sociais. O evento pernambucano virou uma referência de sucesso, e deve servir de inspiração para o estado e também para outras regiões. Essa é a tendência das novas tecnologias para os brasileiros.