O corredor da humilhação. Vídeo mostra homem deitado no chão à espera de atendimento
São apenas 34 segundos de gravação. De razoável qualidade e feito com um aparelho celular, o vídeo é suficiente para, se não desmentir, ao menos confrontar a propaganda institucional do governo e as peças esculpidas sob encomenda para a campanha eleitoral. Em Caruaru, terra do governador João Lyra Neto, o Hospital Regional do Agreste entrou em colapso, empilhando dezenas de pacientes em corredores. Certamente nenhum deles irá gravar depoimento para ser exibido na propaganda de candidatos.
Nas imagens, é possível ver um homem deitado no chão, amparado por uma folha de papelão, entre uma dezena de outros humilhados. Parecia um indigente, mas era um usuário da rede pública de saúde. O vídeo foi mostrado ontem pela TV Jornal.
Para ver o vídeo click neste link
http://mais.uol.com.br/view/d8jffen5kcf9/pacientes-nos-corredores-0402CD99316AE0895326?types=A&
O Hospital Regional do Agreste é de responsabilidade do Estado. Referência em traumatologia no interior, a unidade recebe pacientes de cerca de 80 municípios. Lá, faltam leitos, médicos e dignidade. A unidade de saúde funciona sempre no limite entre a superlotação e o inacreditável. Vítimas de acidentes de moto representam percentual significativo dos pacientes, como nas demais grandes emergências do Estado.