O Hospital Regional de Ouricuri possui 98 leitos e apenas 10 de UTI para atender toda a região. São cerca de 6 mil atendimentos por mês.
Do Blog do Magno / Foto: reprodução
A agenda do Pernambuco de Verdade no Sertão do Araripe começou pelo Hospital Regional Fernando Bezerra (HRFB) e pela Maternidade Mãe Coruja, ambos responsáveis pelo atendimento da população de 11 municípios da região.
O HRFB possui 98 leitos e apenas 10 de UTI para atender toda a região. São cerca de 6 mil atendimentos por mês e a principal queixa é a infraestrutura precária e insuficiente para atender a população. No local, os deputados identificaram falta de ar-condicionado nas enfermarias e áreas comuns do hospital, que favorece o surgimento de infecções.
Na Maternidade Mãe Coruja, são apenas 17 leitos disponíveis e uma média de 200 partos por mês. A deputada Socorro Pimentel (PSL), anfitriã da bancada de Oposição na região, destaca a falta de UTIs Neonatais, o que limita o atendimento a procedimentos de baixa e média complexidade.
“Os casos mais complicados precisam ser encaminhados para o Hospital Dom Malan, em Petrolina, há cerca de 260 quilômetros de distância”, explicou.