
Parlamentares da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acusam o governo de promover desinformação por meio da nova campanha publicitária, intitulada “O Brasil dando a volta por cima”, orçada em R$ 3,5 bilhões e dedicada a conter impopularidade recorde do chefe do Executivo.
A ofensiva da propaganda federal, sob o comando do marqueteiro Sidônio Palmeira, ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), começou a ser veiculada nos últimos dias em órgãos de comunicação do país, com peças que abordam 26 tópicos dos temas economia, saúde, educação, segurança, programas sociais e infraestrutura.
Questionada pelo jornal Gazeta do Povo se faria algum pronunciamento sobre a afirmação da oposição de que a campanha publicitária estaria repleta de imprecisões e omissões, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República respondeu que precisaria fazer um levantamento de informações para contestar cada uma das falhas citadas. A reportagem fez o envio do documento e aguarda o novo retorno mencionado pelo governo.
Segundo a análise elaborada por técnicos da bancada de oposição no Senado, todas as mensagens da campanha contêm manipulações, omissões ou distorções de dados, que podem ser confrontadas com fontes oficiais e jornalísticas. A crítica central do relatório é de que a campanha visa construir uma narrativa favorável ao governo para reverter avaliações negativas do público, recorrendo a recortes seletivos e até a informações falsas.